quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O Quê?

Deu muito que falar nas hostes sportinguistas, por estes dias, um programa no Canal Q da Meo, onde se fez humor ainda a quente, sobre o lamentável incidente com dois adeptos leoninos no jogo com a U. Leiria.
Parece que já arrefeceu o humor, parece que já arrefeceu a revolta, com o pedido de desculpas do canal, parece que já arrefeceram as crónicas sobre o sucedido, por isso esta é a melhor altura para fazer uma breve incursão pelo tema.
O humor reclama e clama por liberdade de expressão, quando aborda de forma descomplexada qualquer tema. Reconheço que será difícil fazer humor, se se tiver em conta todas as minorias, grupos, clubes, orientação sexual...etc,etc. 
Apesar disto, e de ser difícil escrever naquela ténue fronteira entre o que poderá ou não ser ofensivo para alguns, creio que aquela crónica foi desajustada e insensível aos acontecimentos, ainda recentes, bem como achei exageradas algumas reacções ao programa, quando através dos canais institucionais poderia ter sido feita a respectiva queixa.
O que é certo é que, com a mobilização leonina, foi muito mais rápida e eficaz a assunção de culpa e, da próxima vez (que esperamos não aconteça) haverá muito mais sensibilidade para tratar determinados temas.
O humor é livre e, por vezes, espontâneo, mas ainda deve haver limites que a consciência  imponha.

Sem comentários:

Enviar um comentário