terça-feira, 22 de novembro de 2011

Preto no branco


Quem tiver oportunidade de ler o jornal  Sporting, nas bancas a partir de hoje, poderá ler uma entrevista de Hilário. No entanto, todas as publicações desportivas diárias fazem referência ao tema quente do momento, também focado nessa entrevista, e que visa as declarações de Ruth, a Pantera Negra, relativamente a factos relacionados com o Sporting.
Se por um lado penso que deveria ser colocada uma pedra sobre o assunto, mesmo considerando que talvez com outros intervenientes se chegasse à verdade sobre o assunto, ainda que este já tenha bolor, corre-se o sério risco de perpetuar uma polémica estéril mas, pior ainda, a possibilidade de Ruth voltar a abrir a boca sobre o assunto. Não, não é por receio de novas revelações, mas sim pelo tédio que transmite cada vez que se faz ouvir, e pelo atentado à inteligência.
Faz-me parecer que, de uma forma mais inteligente e perspicaz, a resposta institucional fez-se através do jornal leonino, e pela boca de Hilário, ex-jogador do Sporting. No entanto, não se devia ter deixado levar pela boçalidade do embaixador das selecções e referir-se à raça que, orgulhosamente ostenta, como preta. 
Ruth disse que “Alan é estúpido… preto… e que devia ficar ofendido se lhe chamassem branco!”. Estúpido não sei se é, branco sei que não, aí estamos de acordo, mas a raça dele é  negra. 
Hilário respondeu dizendo que foi o primeiro preto a jogar no Sporting mas, para ser mais conciso, para não descer ao mesmo nível e, também, para não estar a minimizar estas declarações infelizes, deveria ter-se referido como negro, e ter dado uma chapada de luva...BRANCA.
Qualquer dia achar-se-à natural dizer que vem para o Sporting o melhor chinoca da actualidade.

3 comentários:

  1. Boas...


    Bem, na minha modesta opinião, chamar preto a uma pessoa de cor, depende da forma como o é dito e em que contexto, já que já vivi casos em que a pessoa em questão não dá importância numa conversa entre amigos e outros que não se conhecendo de lado algum encaram tal facto como insulto.
    Embora seja branco, ninguém até hoje me chamou branco e se chamá-se ( mesmo no coração de África ) , certamente não ficaria ofendido.


    Abraço


    Mattos...paixaodabola.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Bom dia caro Mattos

    Efectivamente, pode-se contextualizar a expressão, e ser considerada banal, ou não ofensiva. No entanto, tendo em conta a mediatização a que está sujeito, deveria ter mais em atenção os termos que emprega sendo que, de uma forma global, a palavra preto é considerada ofensiva. Compreendo o que quer dizer, bem como sei que existe muita gente que se auto-define como preto, mas ele não se devia sobrepor a conceitos pessoais e generalizar uma opinião.

    Abç e bom resto de dia

    NSCP

    ResponderEliminar
  3. Começa a ser penoso ouvir/ler tanto comentário acerca do scp, contudo é nestas ocasiões que vemos o verdadeiro rosto das pessoas. Num momento como o que o scp atravessa, achincalhar, gozar, ter atitudes de arrogância e menosprezar é sinónimo de fraqueza. Eu pelo menos se tiver que "bater" terá que ser em alguém que se possa defender. Mas a culpa é nossa, noutros clubes a defesa do bom nome é sempre feita por todos, os ex (que usufruiram enquanto lá estiveram) os atuais (que se deliciam com a impunidade que lhes proporcionam) e os futuros que desejam para lá entrar (quanto mais não seja porque lá podem no mínimo ganhar alguma coisa). Se nos lembrarmos bem, os que nos espezinham hoje são aqueles que já evidenciaram sinais em outras circunstâncias, sejam eles pretos/brancos/amarelos, que saibam falar português fluentemente, mal ou assim a assim, que vivam em Portugal há 3 meses ou à 50 anos. Que gostem de marisco, de tremoços, que comercializem pneus, que tenham o nariz comprido, achatado... Mas a culpa é nossa, de todos nós sportinguistas. Vejam como nos martirizamos, auto-flagelamos, dizemos mal da nossa casa, â boa maneira portuguesa. Os portugueses são pequenos, mas não por viverem num pais pequeno. Os sportinguistas são pequenos, mas não por estarmos no 4º lugar dos clubes portugueses. Somos pequenos por razões culturais, de adn, ponto final. Assim seremos até ao fim dos nossos dias. A única esperança é aproveitar o momento que o país vive e que o scp vive e mudarmos a nossa genética. Por isso proponho que se vendam os jogadores mais dispendiosos agora em janeiro e joquemos com o recurso à equipa B. Digamos a todos que joquem por prazer e não se preocupem com a classificação e vão ver se não iremos perturbar a tabela classificativa (as melhores epocas do scp foram quando a responsabilidade não existia). Quanto ao nosso presidente, é o que temos e o que merecemos, tal como o nosso 1º ministro, presidente da república e presidente de cãmara. A única coisa que me preocupa é não haver ninguém no clube ou fora dele que responda com inteligência a essas boçalidades de quem se acha forte ao bater nos fracos... porque tem que haver uma resposta firme e inequivoca e senão houver, defendo a demissão de todos os orgãos dirigentes. Não por falta de resultados, não por falta de mecenas que entrem no clube, mas por inépcia na defesa do nome do SCP. Fico a aguardar os comentário de todos os que opinam e que pertencem ao conselho leonino, a um ou outro dirigente também opinante, ou outros quaisquer que normalmente se chegam à frente em numerosas situações

    hoje apetece-me assianar sem ser com as iniciais
    carlos marques

    ResponderEliminar