segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Resgate nas Caxinas


Arranca hoje para o Sporting, a edição 2011/12 da Taça da Liga,  Bwin Cup...ou Taça Lucílio, como quiserem chamar-lhe.
Apesar de ser a 4ª competição nacional em ordem de grandeza, acredito ser um troféu ao qual o Sporting irá dar o devido valor, para mais num clube onde os êxitos não têm sido consentâneos com a sua grandeza e palmarés.
Numa curta fase de grupos onde não se podem cometer muitos deslizes, este primeiro jogo reveste-se de algumas especificidades que devem ser tidas em conta.
A primeira prende-se com a proximidade de um jogo de fulcral importância para o futuro do Sporting no campeonato, a grande prioridade histórica do clube. O ideal seria começar já a marcar diferenças para a concorrência directa, a exemplo do que fizemos na Liga Europa, por forma a estar a salvo de algum eventual deslize. Este mês de Janeiro é de vital importância, mas também de uma exigência muito elevada, e por exemplo a 2ª jornada desta competição será disputada entre as deslocações a Braga e a Olhão, para a Liga Zon e a 3ª jornada será 4 dias antes da deslocação ao Funchal, para a 2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal.
Por tudo isto, é difícil gerir a competição da melhor forma, mas a mais acertada talvez seja entrar hoje com o melhor onze, por forma a dotá-lo de mais ritmo para o jogo de Sábado. O ideal será poder resgatar durante a partida Izmailov e Matias (que acredito não joguem de início) num novo milagre das Caxinas, e desta forma ganharmos para o jogo de dia 7 dois reforços de Inverno para um depauperado meio-campo.
Por seu lado o Porto assistirá a este jogo do cadeirão, pois decidiu (com a vénia do adversário) antecipar o seu primeiro jogo desta competição e chegar a Alvalade mais descansado. Não sei qual será a gestão mais eficaz, mas nestas jogadas de antecipações e adiamentos raramente os nortenhos ficam a perder. Mesmo que não tenha nada a ver com a competição que reza esta crónica, é curiosa a  intransigência da Federação Angolana de Futebol na cedência do avançado Mateus para o jogo do Nacional da Madeira no dia 8, enquanto o portista Djalma poderá jogar em Alvalade, no dia 7. 
Hoje ficaremos a saber como se afigura o futuro do Sporting neste Grupo A,  num jogo arbitrado por Cosme Machado a partir das 20.45 com transmissão em directo na SIC.

Sem comentários:

Enviar um comentário