segunda-feira, 19 de março de 2012

Só em Portugal


E pronto. Voltámos para Portugal, país de bons costumes, de óptimas praias e clima ameno. 
Só em Portugal é que os sucessivos ataques, com medidas anti-sociais a que as classes baixa e média estão sujeitos, são encarados com resignação.
Só em Portugal é que os crimes de colarinho branco passam impunes.
Só em Portugal é que a corrupção no desporto, com provas flagrantes registadas em gravações, cai em saco roto.
Só em Portugal é que os processos em tribunal ganham caruncho, até prescreverem.
Não é só em Portugal que se passa esta pouca-vergonha a que voltámos hoje a assistir, mas ser sempre com o mesmo já mete nojo.
Só em Portugal é que toda a gente acha que um determinado árbitro é incompetente (para não entrar no campo dos ataques à sua honorabilidade) mas...como em todos os exemplos anteriores, encolhe-se os ombros e mostramos ao mundo que somos o povo mais conformado que existe.
Até a comunicação social é unânime em considerar este sujeito inapto para a função mas, invariavelmente, chegam à conclusão que...foi mais uma arbitragem "à Paixão"!!. 
Só neste país é que os incompetentes são pagos principescamente, e ainda prejudicam e gozam com quem lhes paga parte do chorudo part-time.
Não tenho vontade de comentar o jogo porque, logo à partida, não se pode analisar algo que foi condicionado em largos períodos do seu tempo útil.
A verdade desportiva deste campeonato, ao que ao Sporting diz respeito, foi aldrabada desde o primeiro jogo. Não há Liga da Verdade que reponha pontos ou que nos diga o rumo que tomaria um jogo deste calibre.
Os jogos duram 90 minutos, e também não vou estar a alimentar falsidades, dizendo que durante 15, 20 ou 30 minutos não jogámos ao nosso nível. Os jogos duram 90 e é no somatório desse tempo que temos de ser melhores. Fomos melhores durante grande parte do jogo, mesmo com 10, e não fomos os 90 porque há 11+3  do outro lado que fazem pela vida. 
Tinha feito duas pequenas crónicas de antevisão a este jogo, e só tenho pena que ninguém tivesse respondido ao desafio que lancei, para saber com quantos jogadores acabávamos. Bruno Paixão esteve quase ao seu nível, mas penso que ainda conseguiu elevar os parâmetros da sua sui-generis forma de inclinar um campo.
É lamentável que, uma vez mais, o futebol passe para 2º plano mas, pior ainda, que este fulano continue, sine die, a pavonear-se pelos campos com  um sorriso sarcástico, a provocar e a gozar com o nosso clube.

3 comentários:

  1. Porquê? eu gostava que alguem mais iluminado que eu me explicasse o porquê de continuar esta roubalheira toda!! Estamos fora (por incompetencia da arbitragem e por incompetencia da equipa em alguns jogos) de contas que pudessem incomodar os 3 da frente, contudo continuam a aldrabar o sporting praticamente tds os jogos! Será FETICHE? PRAZER? GOZO? QUERER QUE ACABEMOS ONDE NUNCA ACABAMOS?

    Vejamos só os ultimos três jogos da liga:

    Setubal - porrada nos jogadores do sporting, penaltys de bradar aos ceus por assinalar, o passeio constante do 4o arbitro na zona de sa pinto a provocar e acaba-se o jogo com a expulsão de carrillo por agressao, que por acaso nao ha nenhuma imagem que a mostre, mas acredito q tenha agredido, porque os jogadores estavam já fora de si!

    Guimarães - o sporting a ganhar por 2-0, ja com entradas para mandar algum jogador para o estaleiro q n foram devidamente punidas, o artista quase saca um coelho da cartola, ou seja, não marca uma falta sobre elias no meio campo que é do tamanho das antigas torres gemeas, permitindo um contra ataque de superioridade numérica q por pouco n acaba em golo e não traz a intranquilidade de volta a alvalade, quando o sporting estava em noite de elevada inspiração. Foi aplaudido perto do final pelos adeptos incredulos de finalmente ter apitado uma falta a nosso favor!

    Gil-Vicente - Paixão decidiu reescrever á sua maneira o auto da barca do inferno!

    JA CHEGA, ESTOU FARTO, CANSADO DE PERDER UMA LUTA QUE JÁ ESTÁ HA MUITO PERDIDA, N HA RESPEITO POR UM CLUBE QUE HONRA O PAÍS DESDE O FUTEBOL, A FORMAÇÃO DE JOGADORES DE TOPO MUNDIAL...AO ECLETISMO ONDE CONTINUAMOS A DAR O QUE HA DE MELHOR EM PORTUGAL!!

    PORQUÊ? Mas PORQUÊ????

    Daniel Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Daniel

      Antes de mais, obrigado pelo comentário.
      As suas conclusões não precisam de resposta porque são evidências, que se estendem a tantos outros jogos deste campeonato. Basta recordar que nas 3 primeiras jornadas foram-nos espoliados 5 pontos, com a escandaleira das arbitragens contra o Olnanhense e Marítimo. Claro está que, após estes jogos e consequente reclamação, a classe uniu-se para combater a ousadia do Sporting, mas que assiste impávida e submissa às críticas de todos os outros intervenientes, chamem-se eles como se chamarem.
      Recordo que esses 5 pontos não nos foram restituídos, como os outros 5 ou 6 que perdemos, sem ser por nossa responsabilidade.
      Hoje posso ler nos jornais e blgues que o Sporting não jogou o suficiente mas, digo eu, com este fulano...seria possível ganhar? O Porto contra o Nacional fez uma exibição miserável, lastimável, foi completamente subalternizado, mas ganhou porque não teve ninguém que o empurrasse para o fundo.
      O líder do campeonato fez um jogo infinitamente pior que o nosso, mas ganharam, e não vejo ninguém achar a exibição pouco condizente com os seus pergaminhos.
      Não tenho respostas para lhe dar (eu sei que não pretende respostas minhas, mas sim dos responsáveis) mas...acreditei que com o regresso de Luís Duque, como já pude escrever em crónicas passadas, pudéssemos encontrar o nosso lugar nesta selva mas, parece que perdemos de vez a capacidade de nos impormos.
      Quanto aos árbitros, apesar da crónica ser só orientada para a sua incompetência, acredito...tenho a certeza...que as actuações de alguns deles são pura e simplesmente por amor à camisola, e esta não é a dos árbitros, mas sim a do seu clube do coração. Quanto a isto, não há nada a fazer, a não ser esperar que se aposentem, só que outros estão na calha para os substituir.

      SL

      Eliminar
  2. Agora é "abandonar" a merda desta Liga. Deixem o cepo do Fiúza e restante séquito comandar os destinos do nosso pobre futebol...e vamos unidos preparar a fundo a Liga Europa e a taça de Portugal...

    ResponderEliminar