quinta-feira, 26 de abril de 2012

Parabéns, Atkinson


Acabou o sonho. 
Talvez nunca tenha passado disso mesmo, a julgar pela vergonhosa arbitragem que, convenhamos, já esperava.
O Sporting esteve longe do seu melhor. Esteve, aliás, perto do pior Sporting da era Sá Pinto mas, tudo o que se possa escrever fica condicionado por um árbitro que Villar deve ter sabido orquestrar.
Um primeiro golo basco, na sequência de um lance precedido de falta e respectivo cartão vermelho, é o que vai ficar para minha memória futura.
Notou-se em demasia, tal como também tinha perspectivado, a ausência de Izmailov, mas o homem de preto tratou de desequilibrar ainda mais o que já se afigurava complicado.
Sá Pinto disse, há segundos, que já sabiam que o árbitro inglês iria permitir os contactos, mas pelos vistos só viu, consecutiva e irritantemente, os nossos. As agressões passaram incólumes, às entradas dos espanhóis era feita vista grossa mas só Wolsfwinkel deve ter feito mais faltas ofensivas que toda a equipa adversária. Curioso que num lance em tudo idêntico, já perto do final do jogo, Llorente usou o corpo, como em todo o jogo, para ficar com a posse de bola mas a regra mudou nesse preciso momento.
A equipa, em suma, mostrou-se demasiado cansada, para quem tinha descansado no último fim de semana, e eu também estou muito cansado para comentar a nossa sina e a nossa pequenez, diante dos interesses que continuam a afastar-nos de grandes êxitos.
Esta crónica envergonhada mereceria uns quantos adjectivos a qualificar alguns agentes desportivos, mas vou resistir à ofensa fácil e seguir a linha que orienta este blogue.
Como a tristeza de uns é a alegria de outros, calculo que, mais que os bilbaínos, haverá uns milhões de portugueses com euforia incontida ou dissimulada.
Parabéns a esses.

4 comentários:

  1. Muito triste o que aconteceu hoje.. um Sporting completamente dominador, na 1ª mão, que podia ter goleado e agora com aquele 1º golo "inventado" e expulsão não atribuída ao Herrera não conseguimos o objectivo.. e aquele golo aos 88 minutos.. enfim.. hoje os Deuses não esiveram do nosso lado (bem como Martin Atkinson).

    Porém nós somos o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e temos de andar para a frente e orgulharmo-nos do que fizemos!!
    Uma coisa ficou provada.. esta equipa de Sá Pinto é das melhores equipas do SCP dos últimos 10 anos! Para o ano com um ou dois retoques temos uma equipa para lutar por todos os títulos e até ao fim! Temos TODOS de acreditar, os títulos vão chegar brevemente! Acreditem no que vos digo!

    E claro não podemos esquecer que esta época ainda podemos acreditar na qualificação para a Liga dos Campeões, vencer o FC Porto fora impedindo a festa do título no seu estádio e sobretudo ganhar a final da Taça de Portugal (ao qual se junta uma qualificação para a Supertaça de Portugal).

    FORÇA SPORTING! PARA A FRENTE É O CAMINHO!

    ResponderEliminar
  2. Caro Tiago

    Prezo ver ainda sportinguistas tão optimistas, mas eu não consigo partilhar esses sentimentos.
    Relativamente ao jogo, todos vimos o que se passou, e se Atkinson tivesse feito o que lhe competia, estaríamos a falar de um jogo completamente diferente.
    Com um jogador a mais, e com o 0-0, certamente falaríamos de uma final de Bucareste com as nossas cores, mas o dinheiro ou os amiguismos falaram mais alto.
    Já há muito que não me consigo satisfazer com vitórias morais. Ou vencemos, mesmo jogando mal, ou nada conta. Dos fracos não reza a história, e na eliminatória fomos inferiores, não em futebol jogado mas na capacidade para gerir outros interesses.
    De quem se lembra, exceptuando alguns sportinguistas, da equipa que perdeu as meias finais contra o Inter? De que serviu estar numa final europeia, também perdida, senão para confirmar a nossa sina? Um título da Taça das Taças em 64 não é o suficiente para um clube com a nossa grandeza, e espero que a travessia no deserto não seja muito prolongada mas, dificilmente voltaremos a estar tão perto como hoje, nos próximos tempos.
    SL e obg pelo comentário

    ResponderEliminar
  3. Angel Maria Villar Llona nasceu em Bilbau a 21 de Janeiro de 1950, é o Presidente da Real Federação Espanhola de Futebol desde 1988, Vice-presidente da FIFA e terceiro vice-presidente da UEFA. Foi jogador de futebol formado no Athletic Club estreando-se na 1ª divisão espanhola a 9 de Setembro de 1971, tendo terminado a sua carreira em 1981, da qual se destaca ter sido finalista derrotado da Taça UEFA em 1977. Do seu curriculum faz parte uma agressão à super estrela catalã Johan Cruyff a 24 de Março cujas imagens correram o mundo. Quando terminou a sua carreira como jogador ajudaou a fundar a Associação de Futebolistas Espanhóis, sindicato do qual chegou a ser vice-presidente, foi também presidente da real Federação Viscaina de Futebol e tendo pertencido também à Junta da Real Federação Espanhola de Futebol presidida à data por Luis Roca. Em 1988 substituiu este como presidente e nas suas décadas de reinado as modalidades inscritas na federação ganharam um sem número de títulos nos variados escalões, dos quais se destacam as Olimpíadas de 1992, o Campeonato da Europa de 2008 e o Campeonato do Mundo de 2011. Em tempo acusou e demitiu o seu secretário geral por deslealdade e de passar informação à imprensa. Este acusou-o também de irregularidades financeiras e candidatou-se contra ele tendo perdido as eleições. Esta sob julgamento judicial por irregularidades financeiras e deficiências graves no controle e gestão de subsídios que ascendem a mais de 20 milhões de euros, valor certificado pelo Tribunal de Contas.

    De Espanha nem bom vento nem bom casamento.
    Não acredito em bruxas mas que as há... há

    oh... já me esquecia... o homem é também presidente do comité de arbitragem da UEFA...

    vá... vamos lá torcer pelo nosso Sporting como parolos!!!

    Um abraço CM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo CM

      Esse currículo é, de facto, invejável. Com um desses mas com as cores verde e branca como origem, certamente festejaríamos com uma maior assiduidade.
      Bom, nem sempre é suficiente ser-se, mas também saber ou querer.
      Se olharmos para o teu conterrâneo que liderou a liga ou para o outro que tão boas nomeações faz, então não serve de nada ter um passado (alegadamente) sportinguista.
      Ou isto, ou o facto dos nossos, geneticamente, serem demasiado ingénuos ou tremendamente sérios.

      Abç

      Eliminar