sábado, 5 de maio de 2012

Azul e vermelho. O futebol a duas cores!!


Tal como tinha previsto, e não era necessário ser visionário para o adivinhar, a festa do Dragão foi colorida e a contento de (quase) todos.
Nós, como é normal, fomos os bobos da festa, promovida pelos do costume.
Deixei de ver o jogo aos 80 minutos, mas devia tê-lo feito assim que me apercebi que a vergonha continua instalada no nosso futebol.
Logo à partida, devo felicitar todos os sportinguistas que se regozijaram com a vitória do Porto no campeonato. Aqui está, se dúvidas houvesse, a resposta.
Eu, que só me responsabilizo por estas linhas, continuarei a dizer que esse clube, e tudo o que ele representa, é a antítese do que deve ser o desporto.
Nem vou comentar o patético jogo que o encomendado campeão nacional (desde há 30 anos, salvo quando se distraem) fez hoje contra o Sporting. 
Foi, aliás, a confirmação que este deverá ser um dos mais tristes e enfadonhos campeões, e que muito mal estará representado o país no próximo ano, na Champions.
Só houve uma equipa em campo, enquanto Proença foi dilacerando a nossa equipa, com estocadas certeiras e mortíferas, até à machadada final.
A ingenuidade de Onyewu foi, tão só, o antecipar do que se estava a cozinhar.
Que me recorde, o americano fez uma falta merecedora de amarelo, mas na primeira parte foi admoestado com um injusto amarelo por uma das muitas faltas forjadas pelo anão que exportámos para norte.
Enquanto os jogadores azuis e brancos eram reincidentes em faltas merecedoras de amarelo, os nossos é que foram brindados por um sujeito que, com aquele sorriso habitual, foi desequilibrando um jogo até aí em nítidos tons de verde, deixando-nos com um sorriso amarelo, até ficarmos vermelhos de raiva.
Acabámos o jogo com 8 jogadores, dadas as expulsões da dupla de centrais e a lesão de Pereirinha, e só com uma equipa completamente destroçada é que a equipa adversária conseguiu marcar os seus golos. Até aí, só tinha destoado o primeiro remate às mãos de Patrício, aos 60 minutos de jogo.
Começámos o campeonato com um roubo de igreja, como deverão recordar-se, e vamos acabar com um roubo dos clérigos, para alegria no Sameiro.
Para terminar, gostaria de ver, uma vez que fosse, Sá Pinto descer do seu novo look de menino bem comportado e chamar os bois pelos nomes, ou passará a imagem de que, afinal, está tudo bem.
Dizer que enquanto jogámos em igualdade fomos melhores, ou não fomos piores, esconde a verdade. 
Dizer que houve pormenores que pesaram no desenrolar do jogo, e que esses pormenores foi termos jogado em inferioridade, é passar um atestado de ignorância a quem sofre com a injustiça.
Todas as críticas que foi fazendo no decorrer do jogo deviam ter sido clarificadas na flash interview (com educação e inteligência)  pois só assim defenderá os interesses do Sporting.
Para o ano há mais, é verdade, mas com cada vez menos vontade de ver esta podridão que se instalou no país.

7 comentários:

  1. Quem vota a favor do alargamento tem aquilo que merece...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo

      A minha voz, ou letra, não é tida nem achada para o efeito, mas já manifestei neste espaço que sou contra o alargamento. Contudo, no que diz respeito ao jogo de hoje, convenhamos que somos roubados e desrespeitados há tantos anos que posso recordar-me de de casos em campeonatos com 20 equipas, com 18 ou com 16. Para o que se passou hoje no Dragão, para o que se passa há dezenas de anos, venha alargamento ou fique como está, que o figurino não irá mudar.

      Cumps

      Eliminar
  2. Totalmente de acordo meu amigo. A falta de vergonha, compadrio e corrupcao esta tao instalada nesse pais qu nao ha ninguem, absolutamente ninguem que consiga sequer dizer algo a respeito.
    Esta equipa liderada pelo SP num pais minimamente serio seria campeao pelo menos 3 em cada 5 epocas.!!! Em Portugal.........................

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo

      O futebol é tão só o espelho deste país, que apodrece a cada dia. Nós, como apaixonados pelo Sporting, sofremos com as injustiças que se cometem há anos, e desta teia em que nos enredaram dificilmente sairemos.
      Pior é apercebermos-nos que o futebol é só uma amostra da podridão que assola o país. Os casos de colarinho branco, a justiça com pesos e medidas diferentes, o amiguismo, o compadrio, as cunhas...fazem com que cada vez mais nos indignemos com a sorte que nos tocou. Até no país onde a mafia é reconhecida como um desígnio nacional (Itália) a corrupção no futebol foi punida exemplarmente e as duas principais equipas do país sofreram as justas consequências. Aqui...ainda se ambiciona que os nossos sejam tão corruptos e ladrões quanto os outros, pois só assim se pode (impunemente) vencer. SL

      Eliminar
  3. Desde já peso desculpa para vir aqui comentar porque sou do Benfica, mas como sou Benfiquista aqui do norte como não há aqui no norte a rivalidade tão grande entre o Benfica e Sporting entre adeptos eu prefiro o Sporting campeão de que o corrupto porto, desculpem dizer isto mas é verdade o Sporting não pode olhar sempre para o Benfica obcecados pelo Benfica e deixarem o porto de lado eles dizem amigos do Sporting e por trás é o que se vê, no inicio da época reforçaram bem e o que aconteceu no inicio da época foram empurrados para trás, alguns Sportinguistas vão pensar foi para ajudar o Benfica (olha que não)o pinto da costa tem ódio a Lisboa o objectivo era o primeiro fcp e em segundo o braga era o que o pinto da costa cria os Sportinguistas tem que abrir os olhos como os Benfiquistas o campeonato tem que ser ganho em campo e não por fora, desculpem este meu desabafo pensem bem nisto.

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo

    Não tem que pedir desculpa pois temos bastantes adeptos rivais a ler as nossas páginas, e alguns mesmo a comentá-las. Todos os comentários são tidos em conta,desde que feitos com educação e respeitadores de certos princípios, algo que é visível nas suas linhas. Aliás, é sempre uma mais valia para este espaço comentários independentes ou com outro ponto de vista.
    Quanto às rivalidades, devo dizer que cada cabeça sua sentença, e conheço as mais díspares opiniões acerca do assunto.
    São imensos os sportinguistas que nem se importam que o Sporting não ganhe, desde que o Benfica não o faça. Não me revejo nesses, pois o que quero, sempre e só, é a vitória do Sporting.
    Há outra franja, talvez não tão numerosa, de sportinguistas que odeiam o Porto, por tudo o que representa. Só me revejo em parte nesses adeptos, desde que o Sporting alcance os seus propósitos.
    Igualmente há benfiquistas com esse duplo sentimento, mas quer-me parecer que o secular ódio ao Sporting ainda se consegue sobrepor à mais recente rivalidade com o Porto, mesmo que haja uma enorme quantidade de benfiquistas que não podem ver o Porto, nem pintado de vermelho.
    Eu acho que as equipas têm que seguir o seu caminho separado, porque os interesses colidem em possíveis alianças, e estas sempre se mostraram inócuas. Podem fazer um caminho a par, mas quando se joga em campo pelos tais objectivos, vem à tona a impossibilidade de alianças. Nas mais recentes com o Porto, o Sporting sempre saiu a perder, o que reforça esta ideia. Soluções? Não as tenho, porque todos os dirigentes das instâncias que superintendem o futebol têm clube, ou um passado nos grandes, e não conseguem alhear-se desse estigma, nem das pressões a que eventualmente estão sujeitos.(ou que eles próprios promovem).
    São raros os campeonatos onde não impera a mentira, e é preocupante ler o dono da frutaria Costa dizer que já está a preparar os próximos 30 anos.
    Enfim, parece que Otelo é que tinha razão, e só vamos lá com outro 25 de Abril, também no futebol.

    Obg pelo comentário

    ResponderEliminar
  5. não sei mesmo quando deixarão o sporting ser vencedor de um campeonato!!!! da forma como o sistema está montado e os mânfios que dominam a arbitragem...dó mesmo se porcos e galinhas fossem parar á Liga Orangina. Reparem nisto: Se eles investem 3,4,5 vezes mais que o sporting...são eles que t~em de ser levados depois ao colinho para a Champinon. Não há volta a dar. Eu é que não tarda muito retiro-me de vez...vou hibernar 1000 anos...e descansar desta sujeira , desta fossa que se tornou o futebol lusiada.

    ResponderEliminar