quinta-feira, 10 de maio de 2012

Tão diferentes mas tão iguais


Com os males dos outros podemos nós.
Mesmo sabendo que o campeão recentemente proclamado é dos mais tristes e frouxos dos últimos anos, ele foi capaz, no entanto, de aproveitar as lacunas alheias e , sobretudo, de usufruir do lodaçal do nosso futebol.
Apesar disto, saltou à evidência (mesmo que tenhamos ficados atolados no referido lodo)  que o nosso plantel estava ainda longe de conferir plena confiança aos seus técnicos, dirigentes e massa adepta.
Tantas foram as lesões ou impedimentos vários, como as dúvidas e desconfianças relativamente às segundas linhas da equipa.
Se na baliza foi, provavelmente, a época mais consensual e tranquila dos últimos anos, tanto pelo titular Patrício como pelo suplente Boeck, já na defesa eram muitas as reticências.
A fragilidade defensiva de João Pereira colocou imensas vezes a equipa em apuros, mesmo que as pilhas Duracell e a propensão ofensiva camuflassem as suas carências.
Do outro lado encontrámos finalmente o substituto de Rui Jorge, apesar deste já ter abandonado Alvalade há 7 anos. A questão colocou-se também nas alternativas a estes dois laterais, pois os substitutos não preenchem os requisitos para a exigência do lugar. A sorte foi que as lesões decidiram poupar essa posição, pelo que se depreende que o "fungo" causador das maleitas é pouco dado a certas zonas do campo.
O centro da defesa foi, é ...e parece-me que será o grande foco de discórdia entre adeptos, críticos, jornalistas e responsáveis.
Se durante vários períodos da época pareceu "termos" finalmente acertado na dupla, tripla ou quarteto de centrais, o certo é que, em períodos vitais da época (que são sempre que não ganhamos) veio ao de cima, como azeite teimoso, a persistência do problema.
Bem podem vir em seu auxílio os advogados de defesa de Xandão, Polga, Onyewu e Rodriguez, mas o certo é que nenhum deles recolhe unanimidade, relativamente ao seu valor.
O meio campo é, talvez, o nosso sector mais recheado, tanto em quantidade como em qualidade, mas as peças chave da nossa equipa foram liquidadas por um sem-fim de lesões, algumas delas que quase se adivinhavam, pelo histórico de alguns atletas.
Izmailov é rei e senhor no nosso plantel, e os ocasos da equipa aconteceram na sua ausência. Aliás, basta recordar o melhor do período Sá Pinto, e as desilusões de final de época (Bilbao e Porto) para nos apercebermos que o czar tinha de novo desaparecido.
As lesões começaram ainda na pré-época, obrigando até ao exílio desportivo de Luís Aguiar, e prolongaram-se no tempo, até ao final, dando mais sentido ao provérbio " o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita".
Além de Aguiar, tivemos as mazelas menores de Pereirinha e Wolfswinkel e as mais problemáticas de Izma, Matias, Jeffren, Rodriguez, Onyewu, tanto pelo tempo de inactividade como pela sua preponderância na equipa.
A de Rinaudo, então, superou os piores pesadelos, e na triste tarde/noite de Vaslui escreveu-se, em grande parte, a época do Sporting.
Perante a ausência do argentino, descobrimos que não havia plano B, e muitas foram as experiências de Domingos, com os resultados a repercutirem esse mau planeamento,até descobrir que Carriço poderia minimizar ao danos.
Schaars, Elias...ou os dois, o regressado Renato Neto, André Santos....foram alternando em sucessivos insucessos, que tiveram consequências devastadoras no campeonato, muito mais que o recente roubo do Dragão. Esse, ao invés, já estava planeado com rigor.
Já muito se fala da próxima época, e  dos sectores a reforçar. Sabe-se que sem dinheiro não há palhaço, e por isso a política de renovação deverá passar por jogadores a custo zero mas, preferencialmente, pelo regresso dos nossos activos.
Parece-me consensual, pelos relatos que posso ler aqui e ali, que Adrien Silva (A.S.) irá regressar a casa para tentar impor-se, definitivamente, no meio campo leonino. Depois de ter andado na sombra de Miguel Veloso e posteriormente de Pedro Mendes, só uma lesão deste permitiu aparecimentos que nunca agradaram sobremaneira. Veremos se uma passagem discreta por Israel e o amadurecimento num dos últimos classificados do nosso campeonato foi suficiente para a exigência do Sporting.
Percurso semelhante teve André Santos (A.S.) , dado que foi também na região centro que brilhou, ao ponto de todos o quererem ver de novo de leão ao peito.
Ambos foram muito criticados com a nossa camisola, mas muitas suspiravam pelo seu regresso (talvez pela sua boa aparência). Para ser justo, direi que muitos também o quiseram, pelas suas prestações em campo.
Nenhum deles me parece substituto natural de Rinaudo, e A.S. provou-o à exaustão, nesta penosa época. Não esperem que o outro A.S. o venha fazer agora ou irá, também ele,coleccionar uma legião de críticos.

Ambos, com mais ou menos qualidade a diferenciá-los, estão talhados para jogar um pouco mais avançados no terreno, e por isso são tão diferentes, mas tão iguais. Até na idade (nascidos em Março de 89) e na estatura,  parecem querer confundir os seus admiradores, mas os seus críticos também com isto podem jogar.
O jogador que espero para o Sporting tem o melhor de cada um deles, e para quem não o consegue distinguir, basta tapar metade da fotografia, e esperar que emerja o melhor.


No ataque reside outro dos grandes problemas deste plantel. Se Bojinov partiu para nunca mais voltar, o facto é que deixou Wolfswinkel órfão e o técnico e adeptos à beira de um ataque de nervos. Duque chegou a confidenciar que esperava do búlgaro algo como o que aconteceu com Acosta, ou seja, que pudesse explodir a qualquer momento, mas o que se deu foi uma implosão.
Com um Ribas que, daqui a 3 ou 4 anos, ninguém se lembrará de ter passado por Alvalade, e um Rubio a necessitar de dois anos a competir noutra equipa, com o devido acompanhamento, o certo é que é imperioso o reforço da posição 9, e não de falsos pontas-de-lança, porque de falsidades estamos nós fartos.
Queremos, necessitamos, exigimos... imploramos, se assim o quiserem, por alguém que substitua, concorra...ou nos faça acreditar que há vida para lá do holandês.

8 comentários:

  1. Tanto André Santos como Adrien ficam bem no plantel leonino! Sem duvida, dois médios de transição e mesmo que façam várias posições no meio-campo, é como 2º volantes que mais se destacam! Gostam os dois de pisar terrenos mais centrais, de preferência onde possam dar uso ao remate de meia distância que ambos possuem! Sem sombra de dúvida enriquecem qualquer plantel! Dois jovens com um enorme potencial!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo.

      Nesta crónica não fiz juízos de valor de qualquer dos atletas, e simplesmente deixei no ar algumas das críticas e anseios que colhem, junto dos adeptos.
      Não quereria,portanto, estar a tecer grandes considerações, mas antevejo difícil que André Santos permaneça na próxima época, a julgar pela quase nula utilização concedida por Sá Pinto. Dado que o treinador irá continuar, e André S. raramente foi opção,mesmo com a quantidade exorbitante de ausências forçadas, quer-me parecer que a venda poderá ser uma solução, pois aos 23 anos e inclusivamente com uma presença na selecção A acabou-se a hipótese empréstimo. Veremos se estou enganado, ou se realmente cabem os dois jogadores no plantel da próxima época.

      Cumprimentos, SL e obrigado pelo comentário.

      Eliminar
  2. Retribuo os cumprimentos e já agora onde é que fica a Carapinheira? Perdoe a ignorância, para mim fica perto, cheguei aqui através do rool da blogosfera leonina. Deve ser um sítio muito rico, a página cheia de publicidade torna-se muito lenta!

    Voltando ao plantel, vender o André Santos? Porque os jornais querem? Quase não jogou? E então agora vendem-se jogadores que não jogaram? O Arias também não! E o Carrilo jogou porque outros se lesionaram! O André é uma pérola, encontra-se a evoluir, como os outros nomes que indiquei, sobretudo a evoluir índices ofensivos e de agressividade!

    A ideia é todos virem a ser muito importantes lá mais para a frente! André Martins idem, outro que viu o seu processo de evolução acelerado por exigências do plantel! Tudo está definido, infelizmente tivemos que lidar com faltas importantes!

    O Sporting encontra-se a meio de um projecto para sermos campeões a 3 anos, como foi anunciado, não descurando a rentabilidade da gestão desportiva que daí advirá! A equipa B vai ajudar neste processo!

    Os primeiros jogadores a rentabilizar no fim deste processo serão precisamente os mais utilizados! A gestão desportiva é isto, vender em alta e não em baixa!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Espero que tenha ficado claro que não são os jogadores com ordenados baixos e com muito para dar ao clube que pesam no plantel! Estava a ficar desesperado a escrever o comentário anterior e este vai pelo mesmo caminho, em vez de dois "l" resultaram dois "o". Vai mesmo ter que ver a página! E não adianta mudar de browser!

    E quem decide tal é o director desportivo e não o treinador! Evidentemente ninguém está imune a propostas milionárias - que não costumam acontecer com jogadores pouco utilizados, a não ser craques com birras! André Santos ainda não é um craque! Ainda tem muito que dar ao Sporting e à selecção!

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia uma vez mais, caro anónimo

      Começando pelo início, a Carapinheira é uma vila do concelho de Montemor-o-Velho, a meio caminho entre Coimbra e a Figueira da Foz.
      Quanto à publicidade, é um assunto a rever, mas no que concerne a uma das imagens (a que trava o carregamento da página) está a ser difícil retirá-la, algo que já tentei numa outra ocasião mas que não o consegui fazer. Peço desculpa pelo incómodo.
      Quanto à sua análise, não vou dizer que está certa ou errada, porque resposta a isso só o futuro a dará. Muitas são as opiniões e as "discussões" relativamente a A ou B, e como em tudo, uma vezes acertamos na mouche, outras damos um tiro em seco. A minha opinião, que não coincide com a minha vontade, é que André Santos não terá muito margem de manobra neste plantel. Por muito que isso doa, sabemos que não é possível aproveitar todos os valores saídos da formação, seja porque se perdem na transição a sénior, seja por erro de cálculo, tal como aconteceu com Varela (embora acredite que para pesar estes factores joguem muitas outras condicionantes) até com Miguel ( que foi dispensado para fazer carreira no Benfica e Valência)e outros que vimos brilhar com outras camisolas. Penso que todos nós queremos o melhor para os atletas do clube, pois isso é querer bem ao clube, mas nem todos conseguem ser úteis ao Sporting, num determinado momento e, muito menos, todos se tornam craques. Espero o melhor para ele, como para todos, de leão ao peito. Se for para brilhar noutro clube, não lhe desejo nada, pois eu sou fã incondicional, única e exclusivamente do Sporting. Só espero que a política adoptada seja a mais correcta, pois já me fartei de ver atletas formados no Sporting levantarem troféus noutros clubes, enquanto os nossos erros de casting continuam a perpetuar um Sporting perdedor.

      Cumprimentos e SL

      Eliminar
  4. Bom dia mais uma vez,

    Então agora que já sei onde fica a Carapinheira, aqui vai ainda mais incisivo; na realidade, no Sporting, o futebol profissional não tem sabido acompanhar a única formação que deu ao futebol global dois melhores do mundo! É mais que uma evidência! A equipa B vem ajudar muito um clube com as nossas características! É mesmo fundamental!

    Creio mesmo que desta feita chegamos lá, como já disse, num projecto a 3 anos para sermos campeões nacionais! E o que são 3 anos num clube centenário? Sobretudo tendo em conta o momento, as dificuldades que atravessamos! Creio que já consolidamos a estrutura, se na próxima época conseguirmos consolidar o plantel podemos conseguir partir favoritos em 2013/14! Mesmo com toda a ansiedade de um grande clube - obrigado a apresentar candidatura todos os anos - não devemos exigir demais já na próxima época, até porque não competimos sózinhos, há outras estruturas já com provas dadas, dentro e fora dos campos! Os títulos aparecerão com naturalidade e com o nosso apoio incondicional, como refere!

    Nesta primeira época, com a taça de Portugal ao nosso alcance, compensamos de algum modo o desvio da Champions com uma excelente campanha na Liga Europa! E não se pode dizer que não fizemos nada no campeonato! Fizemos e fizeram por nós!

    Espero ter-me feito entender, não quer dizer que não possamos já ser campeões na próxima época, mas era muito importante sabermos todos compreender o actual projecto em desenvolvimento no clube!

    SL para toda a Carapinheira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez, boa tarde

      Obrigado pelas saudações, e por esta troca de opiniões.

      Realmente, isto são temas que poderiam levar-nos a conversas infindáveis, talvez coincidindo em diversos pontos de vista, e divergindo noutros.
      Já que fala em equipa B, devo dizer que também me parece que será um projecto para agarrar com seriedade, mas convém não esquecer que tanto os projectos similares da equipa satélite como a equipa B redundaram em processos pouco credíveis e com resultados pouco visíveis. Caso contrário, teriam durado mais. A possibilidade das equipas B poderem actuar na Orangina é um aliciante extra para a sua criação, pois qd o Sporting deu por encerrada a última experiência o tecto era a 2ª B, pelo que comprometia a exigência e competitividade que os jogadores oriundos da formação necessitam.
      Quanto ao projecto a 3 anos, veremos. Eu quero acreditar que assim será, mas tenho sérias dúvidas que o poder instituído se deixe aliciar por projectos, por futebol de mãos limpas e por boa vontade. Semana a semana podemos ver que os interesses ancorados há muito reduzem a pó qualquer tentativa de ascensão das nossas cores.
      Nos largos anos em que o poder a Norte mandou às malvas os princípios por que se deveria reger o desporto, já tivemos bons jogadores mas, mais importante, já tivemos grandes equipas, e em assim nos foi permitido alcançar o sucesso.
      Espero...todos esperamos que esse projecto nos permita encurtar distâncias mas, também os outros têm projectos, e convém recordar que Pinto da Costa disse já estar a preparar o Porto para os próximos 30 anos. Iremos ver qual os quais os projectos que têm mais pernas para andar.

      Cumprimentos, bom fim de semana e ...SL

      Eliminar
  5. Neste último capitulo toda a razão! Mas não somos nós sócios do SCP a poder fazer algo! Já o apoio incondicional ao nosso clube é-nos devido!

    SL

    ResponderEliminar