segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Depois da tempestade... vem a desconfiança

Dizem os mais entendidos que a noite é boa conselheira.
Depois da semi-desilusão de ontem, pensei que iria acordar completamente recauchutado, com um vigor próprio de outras idades, a virilidade intacta e com vontade redobrada que chegue 5ª feira para nos vingarmos do empate dos Barreiros, vencendo folgadamente o Basileia.
Pois bem, acontece que quando acordei o céu estava mais cinzento que ontem, o que só por si já chega para escurecer o dia que esperava radioso.
Ao ler hoje de manhã que faz hoje 26 anos que o Sporting venceu na Islândia o Akraness por 0-9,  a maior vitória de um clube português a jogar fora nas competições europeias, lembrei-me doutros tempos e das inevitáveis comparações com os actuais dias cinzentos que atravessamos, e que parecem querer antecipar o Outono.
Ontem, também os tons alaranjados dessa estação do ano e das camisolas do Sporting desta época fizeram por merecer melhor sorte durante alguns períodos do jogo, mas acabaram por cair, lentamente, da árvore que julgávamos com folhagem ainda verde e vigorosa.
Acordado para a realidade, lembrei-me que os recordes dos dias de hoje são tristemente negativos. O pior arranque do século XXI, pode ler-se nalgumas publicações, assim como temos lido números que envergonham, na última meia dúzia de anos. 
O Sporting dessa longínqua época de 86/87 tinha nas suas fileiras nomes como Jordão, Manuel Fernandes ou Vítor Damas.
Já tinha começado o consulado do Porto a nível nacional, mas ainda não havia temor pelos poderosos europeus, como actualmente. Na eliminatória seguinte fomos eliminados pelo Barcelona, longe dos tempos de Messis e Iniestas, e demonstrámos ser superiores nos dois jogos. 
Ainda assim, a falta de sorte que parece querer acompanhar-nos já se fazia sentir, e o poder institucional dos catalães traçaram-nos a sorte e fomos afastados pela fórmula de golos fora.
Por essa altura, os azuis e brancos já eram melhores que nós, mas os 10 pontos de diferença no campeonato (onde a vitória valia dois pontos) já tinham a marca do Costa. Ainda assim, éramos capazes de ombrear com o campeão europeu dessa mesma época, e portanto com qualquer equipa europeia.
Ainda estariam para chegar os temores, o pavor, o terror de poder defrontar Barça, ou Real, entre outros, pós pesadelo de Munique.
O problema de agora é de orçamentos, dizem.
O Guimarães, o Rio Ave e o  Marítimo tentaram desmistificar esse argumento, nos tempos mais recentes. 
O Porto, entretanto, tratou de colocar a lógica no seu sítio, depois de empatarmos em Guimarães, goleando a frágil equipa, que se debate com imensos problemas internos.
O Rio Ave também ainda só ganhou ao Sporting.
O Marítimo é, de facto, a equipa mais consistente das referidas, e o resultado pode ser considerado normal e expectável. Fizemos muito melhor que no ano passado, pois perdemos os dois jogos com os insulares, para o campeonato. Na Madeira, Domingos disse mesmo adeus a Alvalade, embora continue umbilicalmente ligado. Continua a receber o seu ordenado, enquanto vai vendo os jogos do filho de azul e branco vestido.
Foi-se o Domingos mas ainda ficou a Paciência.
Apesar de compreender que muitos adeptos vejam luz onde não existe, o certo é que todos nós somos diferentes, mesmo professando a mesma religião.
Não sou fundamentalista, mas o facto é que os números insistem em dar razão aos mais teimosos, quando nos encontramos na encruzilhada entre esperar e...desesperar.
Apesar dos adeptos sportinguistas poderem pedir meças aos melhores do mundo, é de alguma forma pretensioso da parte dos mais tolerantes questionar a paixão de cada um.
Sabemos que nem sempre a razão está do lado de quem mais grita, mas também pode não estar de quem assiste, impávido.
Depois de uma pré-época abaixo das expectativas, alguns fizeram ver à maioria impaciente que os jogos a sério iriam retirar a carga dramática aos seus anseios. O certo é que levamos 5 jogos oficiais, contra equipas de segunda apanha, e temos uma singela vitória, contra uns simpáticos dinamarqueses que são uma das defesas mais batidas do campeonato local.
A goleada na recepção ao Horsens serviu para mascarar as grandes dificuldades que temos em concretizar, mas eu disse no rescaldo desse jogo que a prova dos nove seria no jogo dos Barreiros. Voltámos a falhar, porque essa dos nove já foi há muito tempo.
Foi contra o Akraness, e desses já não se fabricam.
O pior é que a crise é de golos, de resultados e, em certa medida, de exibições. Não se espera que saiam milhares de pessoas à rua a protestar, como pudemos assistir recentemente, mas a paciência dos adeptos, tal como a dos sacrificados portugueses, está-se a esgotar.
O que vale é que os mais pacientes vão voltar a dizer que a recuperação poderá encetar-se nas próximas recepções ao Gil e Estoril. Como se o Porto não fosse jogar com Beira Mar e Rio Ave, e o Benfica com a Académica e o Paços.
Depois, bem, depois vamos ao Dragão, mas os campeonatos só se decidem no final.
É o que dizem...e o que vale!!

3 comentários:

  1. Estás pelos cabelos?
    Também eu e já me faltam as palavras para dizer o que me vai na alma.

    Como nunca me passou pela cabeça mudar de clube... lá vou cantando e rindo e esperando por melhores dias. Do clube, da equipa e da governação pois não há nada que não nos falhe nesta hora de sufocos para todos os gostos.

    Abraços solidários

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara leoa

      Apesar dos sportinguistas serem, por natureza, pacientes e dedicados, este segundo jejum...depois dos famosos 18 anos sem vencer, estão a minar esses predicados.
      Se tudo se resumisse a bolas que querem ou não entrar. O problema é que o futebol é pobre, as ocasiões escassas e os golos menos ainda (como é óbvio).
      Além disso, as modalidade estão a definhar e a perder a preponderância. O andebol atravessa um jejum tão grande como o futebol e o atletismo entregou o ouro ao bandido, por muitos e muitos anos. Somos notícia por problemas judiciais e olhamos com inveja para os pavilhões e televisões dos rivais.
      Enfim, cara leoa, quem me dera que fosse só uma fase de escassez de golos.

      SL

      Eliminar
  2. Assino por baixo. Se ao menos eles jogassem bem!!!!

    Abraços

    ResponderEliminar