domingo, 2 de setembro de 2012

Sporting - Benfica (directo) Final Supertaça Andebol

Sporting e Benfica defrontam-se hoje, em Fafe, para  atribuição da Supertaça de Andebol.
Poderá ser uma boa oportunidade de tentar aliviar a difícil época da secção, com a conquista de um troféu.
Dado que o Sporting já perdeu com os encarnados num jogo de pré-época, creio que o favoritismo estará todo do lado adversário,mas principalmente porque estes se reforçaram para os vários sectores com atletas de qualidade.
Já o Sporting, pelo que pude ver no jogo das meias-finais (e espero sinceramente que me comecem a contrariar já hoje) deverá ter uma época à imagem do que têm sido os últimos anos.
Uma equipa com défice, relativamente aos seus mais directos rivais, no que diz respeito à profundidade do plantel e, essencialmente, com as lacunas de sempre no ataque organizado dadas as carências genéticas no remate de meia-distância.
A contratação de Rudovic para lateral-esquerdo/central parece-me ter trazido algum acréscimo de poder nessa faceta mas, na lateral-direita, continuamos "entregues" a João Pinto e Muresan, que já demonstraram não ter o "poder de fogo" que uma equipa de topo necessita.
O porte físico da defesa, que é um factor importantíssimo para a equipa se opor ao ataque adversário mas, de igual forma, como forma de poder usufruir do contra-ataque como alternativa às carências ofensivas (e que foi imagem de marca do clube durante as décadas de 70 e 80) ficou também enfraquecido com a lesão de João Antunes.
O pivô de 1,96, a outra contratação leonina, poderia oferecer outras soluções no ataque mas também conferir outra estatura à organização defensiva, mas a sua ausência por 5 meses, após lesionar-se no treino de quarta-feira, deixará o plantel do Sporting, à excepção do lateral Rudovic, com as mesmas lacunas e defeitos do ano passado.
Fico à espera que a época contrarie as minhas baixíssimas expectativas, e que o fosso que se cavou para os mais recentes dominadores da modalidade seja só aparente.
O jogo pode ser visto, a partir das 17 horas, num dos links que disponibilizamos.

Sporting - Benfica (FAP Tv) Internet Explorer 



 Intervalo:
Sporting 14 Benfica 14 

Final
Sporting 26 Benfica 29

Tudo normal. Derrota esperada e, mais uma vez, um jogo que confirmou tudo o que dele, e da equipa, esperava. Aliás, talvez a equipa até se tenha excedido, durante largos períodos do jogo, mas as deficiências anteriormente apontadas ajudaram a decantar o jogo para o outro lado.
Diria que é inconcebível que a nossa equipa jogue uma final de andebol praticamente recorrendo sempre a 7/8 jogadores mas, quando o plantel apresenta um desequilíbrio e escassez de recursos como o nosso, pouco há a fazer. É espremer a laranja até sair sumo! 
É com este plantel, provavelmente, que teremos que penar mais uma época. Não digo isto por termos perdido uma final, porque a (arriscada) previsão fi-la antes do jogo, e mesmo após a vitória da meia-final. 
Ainda assim, merecem o nosso apoio, porque quem representa o Sporting não tem culpa que o orçamento (ou a falta de estratégia) sejam inferiores aos adversários, uma vez mais.



Sem comentários:

Enviar um comentário