sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Tal como o previsto

Não, não tenho contactos privilegiados no Sporting.
Ontem, após o jogo na Hungria, lancei a hipótese Oceano (clicar) porque seria lógico que assim ocorresse.
Não havia muito por onde acontecer.
Sá Pinto não tinha condições para continuar a ocupar o cargo, mas o timing em que ocorreu o desenlace vem, infelizmente, com algumas semanas de atraso.
Não quer isto dizer que Oceano vá resolver alguma coisa.
Quem exigia tempo a Sá Pinto, com 7 meses de cargo, não pode agora querer que o ex-treinador da equipa B salve a honra do convento com dois treinos até ao próximo jogo.
Para piorar o cenário, esse jogo é no Dragão, num jogo de dificuldade máxima.
Curiosamente, Inácio, esse símbolo de sportinguismo, já veio dizer que o Sporting arrisca-se a ser goleado no Dragão.
Marco Caneira, por alguns considerao sportinguista de 2ª categoria e outro dos que não deve ser visionário mas deve ter um pouco e bom-senso, também veio dizer:
“Obviamente que sinto a crise do Sporting, mas o que me custa mais neste grande clube é que haja quem apareça nestes momentos para tentar tirar proveito de uma ou outra forma.Quem? Sobretudo ex-jogadores e ex-dirigentes.Como sportinguista que sou, acho que isto é uma vergonha! É nestes momentos difíceis que as pessoas têm de estar unidas e apoiar.”
É curioso como certas frases adaptam-se tão bem a alguns.
O Sporting anunciou o nome de Oceano Cruz mas o cargo é ocupado interinamente.
Claro que, se a alteração fosse dando resultados práticos (e era bom que assim acontecesse) o termo interinamente seria...provisóriamente, temporáriamente prolongado, enquanto fosse possível minimizar os danos financeiros de mais um despedimento sem justa causa.
Os dois últimos treinadores promovidos, Paulo Bento e Sá Pinto, tiveram toda a legitimidade para exercer o cargo e não me parece que Oceano fique a dever algo a estes dois, em termos de currículo, de sportinguismo (irra) e de experiência em cargos semelhantes.
Alías, enquanto Bento e Sá vieram dos juniores, Oceano vem da equipa B, à imagem de Guardiola, que também fez o estágio na equipa secundária antes de levar o Barça ao topo do Mundo.
(Não, não quero entrar em comparações despropositadas. São simples fait divers).
Quem sabe, já que andamos à tanto tempo à procura de Alexs (Fergusons) e Peps, não emerja um Guardiola bronzeado no meio de uma tempestade.





3 comentários:

  1. Oceano já teve uma experiencia na federaçao, nao muito bem sucedida, e agora co-lidera com Dominguez a equipa B, com aparente sucesso. Só que os miudos da B são tão bons que até fazem parecer o Oceano um bom treinador. Não esperemos nada dali, e rezemos muito para que na 2ª feira já tenhamos treinador. Vai começar com 8 pontos de atraso, fora da rota do título, mas com 24 jornadas pela frente tudo pode acontecer. Inácio que o diga.

    ResponderEliminar
  2. Caro GC

    O que digo é que não devemos exigir nada a Oceano, porque poe haver a tentação de acreditar que muito possa mudar, pelo simples facto de haver outro timoneiro.
    Também sou conhecedor desse percurso de Oceano. Segui alguns dos jogos da equipa de sub 21 por ele orientou e esteve longe de convencer. A equipa B também teve alguns jogos menos conseguidos, apesar da classificação que ostenta.
    No entanto, o que salta à evidência é que Oceano tem um percurso, mesmo que reduzido e de pouco relevo (Sub 21, Leiria, equipa B) , bem superior aos de Bento e Sá, que saltaram quase directamente da proveta do laboratório dos juniores para o banco do Sporting.

    Obrigado pelo comentário

    SL

    ResponderEliminar
  3. De facto, neste caso a conversa do costume leonina sobre a necessidade de nada se exigir ao treinador e jogadores até se adequa...
    Porque o homem só lá vai estar um jogo e o Porto vai acabar por ganhar de qualquer forma
    Se por acaso não ganhar ou por uma conjugação de astros anormal o Porto perder, quem vai levar com tudo ė o Vitó (não que ele não esteja habituado...)
    Para o Sporting o jogo de domingo será sempre lucrativo, para o adversário talvez não!

    ResponderEliminar