domingo, 25 de novembro de 2012

O barco está a adornar

Em vésperas de mais um jogo para o campeonato, Franky Vercauteren veio tecer as habituais declarações que não são mais que a sua obrigação, enquanto líder da equipa.
Já estamos habituados a ouvir os discursos agregadores dos treinadores, tal como habituados estamos a ouvir dos jogadores, desde há imensos anos, as célebres frases..."há que levantar a cabeça" ou..."há que continuar a trabalhar" após mais um resultado comprometedor.
Poderia e deveria encarar as palavras de Franky com optimismo se, por exemplo, tivesse constatado alguma evolução ou sentido que as declarações na véspera do jogo europeu tivessem tido repercussão em campo.
Recordo que na antevisão do jogo com o Basileia disse, entre outras coisas, que o Sporting teria que ser uma equipa dinâmica, com 11 pontas-de-lança no momento de atacar e 11 defesas, no momento de defender.
O que vimos foi, afinal, o oposto...aliado a uma atitude e entrega lastimáveis da esmagadora maioria dos atletas do Sporting.
Pois bem, dado que deixei de acreditar em previsões e promessas, e como também deixou de imperar a lógica nos nossos jogos, nem sequer irei perder tempo a perspectivar o que está em fermentação para o próximo jogo.
No entanto, achei curiosa a frase de Vercauteren, ao dizer que:

"A minha função é motivar a equipa. Quando ganhamos, ganhamos todos e quando perdemos é a mesma coisa: perdem os jogadores e o treinador. Estamos todos no mesmo barco e se ele afundar, afundamos todos".
Eu diria que o barco já começou a adornar!!

Eu sei que o nosso treinador está a utilizar uma metáfora para justificar a união...para o bem e para o mal mas, dado que a frase não se aplica ao jogo com o Moreirense mas é sim aplicável à época que ainda só vai chegar ao seu 1º terço, devo recordar que se o barco afundar no final da época a maioria dos profissionais irá à sua vida, e serão os adeptos que terão que aprender a viver ...abaixo da linha de água.
Serão os adeptos que terão que usar máscaras para poder respirar, ou para tapar a vergonha.
No limite, poderão passar a usar umas escamas protectoras, para se adaptarem a habitats que nos são completamente estranhos, enquanto alguns dos mercenários que decidiram mascarar-se de jogadores do Sporting poderão procurar outra vítima.

Apesar disto, também é possível encontrar palavras sábias, no discurso do treinador.
Perguntaram-lhe o que pode prometer para a temporada, e se acreditava ser possível chegar ao terceiro lugar. 
Vercauteren defendeu que é preciso prometer menos e fazer mais.
Estando no essencial carregado de razão, era no entanto possível ser mais  exigente e dizer que é preciso fazer...MUITO mais.




Sem comentários:

Enviar um comentário