sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Salazar Carreira

Porque ser do Sporting não se limita a discutir se a bola entrou, se a táctica utilizada é a mais correcta ou se o projecto que está em execução tem pernas para andar, hoje vou ajudar a difundir a notícia retirada do site do Sporting, relativa à evocação do nascimento de José Salazar Carreira, uma das figuras mais proeminentes da história do clube.
O ecletismo do clube em muito se deve à sua acção, e nunca é demais associar-nos à divulgação desta data.


 
A 2 de Novembro de 1894 nasceu José Salazar Carreira. Foi considerado muito justamente, uma das figuras máximas do firmamento atlético do Sporting. 
Serviu o Sporting com dedicação levada quase ao sacrifício e foi um dos criadores do mundo desportivo sportinguista. Foi o introdutor no Clube do Râguebi (1922), do Andebol (1932) e do Voleibol(1939) e atleta do Clube nas modalidades de Atletismo, Râguebi, Ténis, Andebol, Ginástica, Natação, Esgrima, Pólo Aquático, Tiro e Futebol, envergando a camisola leonina entre 1912 e 1937.
É, por isso, o único sportinguista galardoado pelo Clube com a medalha de um quarto de século de actividade atlética. Foi presidente da Direcção do Sporting Clube de Portugal em 1925 e 1925/26 e vice-presidente em 1921/22,1922/23,1926 e 1926/27, tendo tido um papel fundamental no “Boletim”, hoje Jornal Sporting.
Espírito culto, orador fluente e objectivo nas diversas línguas que dominava (francês, inglês, alemão, espanhol, italiano, entre outras) era sempre solicitado para falar em nome do desporto português, no país ou no exterior,e representar o País inúmeras vezes em Congressos Internacionais, quer como médico, quer como dirigente desportivo. Este facto, aliado aos relevantes serviços prestados levou-o a ser distinguido pelo Governo, com os graus de Oficial da Ordem de Cristo (em 1926) e da Ordem da Instrução Pública (em 1927).
Todo o sportinguista que se preze, sobretudo os das gerações mais recentes, têm que saber e orgulhar-se, de uma das maiores figuras de sempre da família leonina, atleta de eleição durante 25 anos, jornalista insigne, dirigente de altíssimo calibre, com uma vida dedicada ao Desporto e ao Sporting, que serviu com zelo e amor clubista, e que tanto o ajudou a crescer.


Os sportinguistas devem orgulhar-se da sua história,  para mais numa altura onde os seus feitos, ou falta deles, dificilmente entrarão para a recheada galeria que possuímos e quando se torna cada vez mais difícil encontrarmos referências que nos possam orgulhar.

 

1 comentário:

  1. Gostava de saber onde obtiveram a foto do Salazar Carreira a cortar a meta, será possível?
    E parabéns por essa evocação do grande atleta e dirigente do Sporting, que logo em 1924 promoveu a reabilitação e uma homenagem a José Alvalade, que tinha sido afastado do clube em 1915, por elite de novos dirigentes que o detestavam, principalmente Caetano Pereira, Queirós dos Santos e Lemos Pistacchini.

    ResponderEliminar