segunda-feira, 25 de março de 2013

Juntar um pouco de água e meter no microondas

Enquanto aguardamos que os resultados das eleições se tornem oficiais, já é possível tomar o pulso à opinião de parte do sentimento leonino.
Dando uma volta pelas redes sociais e alguma blogosfera, já é constatável que união será um lema que dificilmente entrará no vocabulário leonino.
Claro está que não se pode generalizar mas, num piscar de olhos, deu para perceber que a onda de contestação às últimas direcções irá continuar, mesmo que com outros protagonistas.
Apesar de nos auto-intitularmos de "diferentes" no universo dos adeptos portugueses, o facto é que estamos cada vez mais parecidos com a maioria.
Se as direcções de Bettencourt ou Godinho Lopes (só para falar das mais recentes) ganharam a pulso...a repulsa da maioria dos adeptos, a mais que provável vencedora, encabeçada por Bruno de Carvalho, vai coleccionando anticorpos ainda antes de estar confirmada.
Enquanto os mais acérrimos defensores gritam a plenos pulmões o corte com o passado, uns quantos parecem conhecer não só a incapacidade do futuro presidente como pormenores mais sórdidos da sua existência.

Pela minha parte, prefiro manter-me em terreno neutro ...e não tem nada a ver com neutralidade institucional.
Tem mais a ver com bom senso.

Nos últimos anos banalizaram-se cânticos por jogadores, treinadores ou dirigentes, mas a  vergonha devia apoderar-se dos seus autores quando os seus ídolos instantâneos passam de bestiais a bestas...quando de repente vestem outra camisola ou quando a incompetência emerge.

São daqueles ídolos recentes, em que basta juntar um pouco de água, meter no microondas durante 2 minutos, e está pronto a consumir.

As referências mais recentes dizem-nos que, por exemplo, Liedson deixou Alvalade em lágrimas mas, passado pouco tempo, já dizia que o seu sonho era vestir a azul e branca.
O "aperta com eles Sá Pinto" passou, em pouco tempo, para "aperta mas é contigo...". 
Os dirigentes também merecem as luzes da ribalta e a paixão assolapada. 
Se me puser a pensar em dirigentes idolatrados, rapidamente chego a um de outro clube que tem lugar reservado no panteão, já que não teve na prisão.
Em nenhum outro país me recordo de andarem com os presidentes em ombros, excepto nos de Terceiro Mundo. 

Mas, claro,  compreendo que a paixão se consiga apoderar de alguns espíritos, e que o desespero faça ver Messias onde eles não existem.
A paixão está umbilicalmente ligada ao desporto. 

aquelas figuras emblemáticas e incontestáveis, praticamente deixaram de existir, principalmente no nosso clube.
Com a ausência de sucesso desportivo, quer-me parecer que tão cedo não irão surgir outras referências.

À falta destas, pode sempre agarrar-se num qualquer, juntar-se um pouco de água e meter no microondas, por 2 minutos.

4 comentários:

  1. Neste momento passamos de velhos conhecidos a mandar no sporting, para ilustres desconhecidos.

    Não tenha duvida que os velhos conhecidos tudo farão para arruinar a presidencia de BC.

    O Sporting desde à muito que deixou de ser um clube desportivo, e passou a ser uma seita com toques de maçonaria, pouco interessada no sucesso desportivo, e mais interessada em encher os bolsos. Isto pode ser comprovado facilmente com o passivo que o clube atualmente tem.

    Tenho convicção que temos de dar tempo para o Sporting se reerguer. BC tem de nos provar que não é mais do mesmo, tem de conquistar as pessoas realmente, porque a luta não se resume a ir a alvalade votar um dia. Não! A luta vai ser enorme e vai ter de nos envolver a todos.

    Ou BC nos conquista, ou a nossa frustação como adeptos será a arma principal da escumalha que arruinou o Sporting para retomar o poder.

    E isto só ainda estamos a falar dos inimigos internos. Porque se essa parte se conseguir resolver...ui...ainda temos muito de lutar contra a comunicação social, contra benfica, contra porto, contra arbitros...

    Enfim...Muita tinta ainda irá correr!

    Mas estava a mentir se não dissesse que tenho alguma esperança pela primeira vez em muito tempo...



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo

      Nas suas linhas toca nalguns assuntos que, infelizmente, nos são demasiado próximos.
      Creio não haver dúvidas em relação à política de saque a que o Sporting esteve sujeito.
      A grande questão,no entanto, é saber se ainda resta esperança ou se o cancro tomou proporções irreversíveis.
      Contudo, mesmo sabendo que havia que cortar com o passado recente...a grande dúvida deve pairar nalguns espíritos mais livres, como o meu.
      Habituado que estou, nesta e noutras questões, a questionar....a duvidar, não consigo ter um sentimento de euforia pela mudança.
      O trabalho que se apresenta é quase hercúleo, mas além disso tenho que duvidar porque, infelizmente, todos os últimos actores que passaram por aquele palco delapidaram não só o património mas também a minha fé.

      Por isso, vou assistir ao desenrolar da nova vida do Sporting, enquanto existir como tal (estou mesmo muito pessimista) mas, como disse na crónica, se nunca fui de idolatrar ninguém, obviamente, muito menos nos tempos que correm.

      Ainda assim, satisfeito pela mudança!!!

      Muito obg pelo comentário

      SL

      Eliminar
  2. Belo Post! Devemos guardar as magoas e sentimentos menores de lado. O sentimento leonino tem de ser fé, apoio e esperança no presidente Bruno.
    Só unidos conseguiremos bater os obstaculos e voltar ao lugar que nos pertence.
    Neste momento temos de nos mexer todos para o mesmo lado. Bruno é o nosso presidente e muitas alegrias trará consigo porque o Sporting é enorme. Estive em Alvalade a fazer uma reportagem sobre as eleições que vos deixo aqui.

    ttp://palavrasaoposte.wordpress.com/2013/03/25/eleicoes-no-sporting-a-reportagem/

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  3. Caro Bruno

    Apesar da desconfiança ser o sentimento de muitos dos adeptos leoninos, o momento devia ser, efectivamente, de congregação.
    É triste que assim não seja e que não se tenha aprendido nada com os sucessivos erros...tanto de dirigentes como dos próprios adeptos.
    Apesar de neste momento estarmos a léguas de poder ombrear desportivamente com Porto e Benfica, este clima de guerrilha interna irá ainda enfraquecer mais o clube, como se já não bastasse a periclitante saúde financeira.

    Agradecido pelo comentário e parabéns pelo vosso espaço, que já tive ocasião de visitar.

    Tomara muita publicação disponível nas bancas fazer um trabalho tão bom.

    Já agora, vou corrigir o link, pois os mais distraídos podem não reparar no pequeno lapso.

    http://palavrasaoposte.wordpress.com/2013/03/25/eleicoes-no-sporting-a-reportagem/

    Cumprimentos

    ResponderEliminar