sexta-feira, 28 de junho de 2013

Caras novas

Ontem tive oportunidade de ler o documento relativo ao Orçamento para 2013/14, onde são de realçar as amplamente divulgadas reduções para as modalidades amadoras.


Apesar de não se chegar aos falados 50%, há secções que vão sofrer cortes substanciais, como é o caso do atletismo, que irá sofrer uma redução superior a 43%, ou o andebol, que sofrerá um corte de 35%.
Já o futsal irá ver o seu orçamento reduzido, também de forma dramática, em 22%.
Claro está que não deixo de temer pela competitividade da maioria das nossas modalidades, mas terei que esperar para saber se, tal como o presidente Bruno de Carvalho divulgou, também os nossos adversários irão sofrer cortes semelhantes.
Quer queiramos quer não, independentemente do Sporting dever traçar o seu próprio percurso, o sucesso ou insucesso prende-se com os resultados conseguidos primordialmente a nível interno, e as épocas desportivas são analisadas no balanço que se fazem, relativamente aos rivais.
Se os últimos anos têm marcado um notório atraso no domínio das modalidades, parece evidente que os novos tempos poderão mesmo significar um definitivo declínio.

Como não quero estar a preocupar-me por antecipação, viro as agulhas para a secção autónoma de hóquei em patins, que parece querer viver uma época mais tranquila, apesar das enormes dificuldades orçamentais.
João Alves, director da secção, fez ontem a apresentação oficial da temporada e das caras novas:André Moreira, Filipe Bernardino e  German Dates.
O argentino Dates já alinha há vários anos no campeonato português, e na última época representou a Física. Já Bernardino e Moreira, também eles avançados, alinharam no Tigres e no Paço de Arcos, respectivamente.
Estas entradas irão, com toda a certeza, conferir uma outra experiência ao plantel, maioritariamente assente na formação e que necessita do suporte de jogadores com outro traquejo.
Quem também continuará de leão ao peito será Ricardo Figueira, que integrou o plantel na parte final da época e que contribuiu, de forma decisiva, para a manutenção conseguida in extremis.


Gilberto Borges, mentor e presidente do hóquei leonino, revelou as suas expectativas:
«As dificuldades económicas são enormes, mas não vamos desistir. Em termos desportivos, vamos jogar um contra um; em termos financeiros iremos jogar um contra dez. Queremos garantir a manutenção e, se possível, jogar uma Taça Europeia».

Esperemos que o Sporting não se esqueça desta secção, e que os adeptos também lhe prestem todo o apoio que merece e, deste modo, ajudem a modalidade a crescer.


2 comentários:

  1. Vamos todos ajudar a Secção , comprando a HoqueiBox que já está disponovel
    Mesmo para quem é de longe é uma forma de ajuda

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo

    É uma boa proposta, mas tenho as minhas dúvidas que haja assim tanta união em torno de algumas secções.
    Actualmente, penso que só o futsal é consensual, para os adeptos.
    Apesar destes se proclamarem adeptos de um clube eclético, só nas vitórias de algumas modalidades é que realmente aparecem.
    É algo que constato há muito tempo, mas se quiser realçar os factos mais recentes, achei decepcionante que, pelo 2º ano consecutivo, tão pouca gente estivesse a apoiar o Sporting em Tavira, na final da Taça de andebol. Com entradas à borla, e havendo milhares de sportinguistas na região, não se compreende que o pavilhão apresente aquela moldura verde.
    No hóquei, vi imagens captadas no último jogo com a Oliveirense, e apesar de estar mais gente que o normal, não deixa de ser decepcionante, quando comparado com clubes de terras que parecem viver para o hóquei, e falo por exemplo de Valongo e Turquel. Por estes motivos, e o aparente alheamento da maioria dos adeptos para qualquer modalidade onde não se dêm chutos numa bola, parece-me uma causa bastante difícil.

    SL e obg pelo comentário

    ResponderEliminar