sexta-feira, 21 de junho de 2013

Os amigos de Alex

De acordo com uma publicação online, a promoção de Telmo Costa para o comando técnico dos juvenis A do Sporting vai abrir as portas ao regresso de Pedro Venâncio, para novo treinador dos iniciados A do clube.

Foi precisamente no escalão de juvenis que o ex-central leonino se sagrou campeão nacional, na época 1998/99, numa equipa onde se destacaram o guarda-redes Beto, o médio-ofensivo Carlos Martins ou o extremo Ricardo Quaresma.


A publicação utiliza  algumas peripécias relatadas em tempos por Octávio Machado, na época treinador principal do Sporting, para "ilustrar" este possível regresso.


"O futebol juvenil do Sporting tinha quase que uma estrutura paralela em relação ao futebol sénior. Na altura, o Mário Lino era o director do futebol juvenil e no dia que tomámos essa decisão (de trazer o Pedro Venâncio e o Zezinho para o Sporting), fomos almoçar todos, menos uma pessoa que não apareceu, ou seja, apareceu todo o plantel dos escalões de formação, tendo em conta também que o Lourinhanense, na altura, também era treinado por um treinador do Sporting, e esse foi o único que não apareceu, o Jean Paul Castro. No dia seguinte, cheguei a Alvalade e já tinha sido tudo desfeito: o Venâncio a trabalhar com uma equipa técnica e o Zezinho em outra".

Diz também a crónica que, perante essas supostas forças de bloqueio que lhe estavam a dificultar as tomadas de decisão, Octávio Machado reconheceu que teve de puxar dos galões para manter Pedro Venâncio e Zezinho na mesma equipa técnica. 


"Tive de puxar dos galões na altura e tive de dizer ao Mário Lino que ele era o responsável técnico pelo futebol. Naquela reunião disse a todos bem alto que subidas de escalão, contratos profissionais e subidas aos escalões séniores, só com o parecer do treinador e não com o parecer de mais ninguém, não com o parecer de outra pessoa qualquer. Estou a falar de dirigentes, tinha de se acabar com isso, só os técnicos. E disse que lhes dava toda a cobertura aos relatórios que fizessem. Penso que era uma medida que mexeu com alguém, comigo não, mas era a bem do Sporting. Para dizer o quê? Que Venâncio e Zezinho foram campeões nacionais de juvenis e, no outro ano, foram colocados na rua".




Quando confrontado sobre quem terá colocado Pedro Venâncio e o Zezinho fora do Sporting, Octávio Machado adiantou que terá sido quem ficou no clube e pediu para que essas questões sejam colocadas a Aurélio Pereira.


"Foram despedidos por quem lá ficou. Os directores do futebol juvenil, a esses é que tem de perguntar. Ao Aurélio Pereira, que é o principal responsável, porque é que o Venâncio e o Zezinho saíram, depois de terem sido os únicos que foram campeões nacionais de juvenis. Não posso dizer nada, mas apenas lamentar que o prémio para esses dois técnicos que foram campeões tenha sido esse, não sei porquê".


Engraçado como o nome de Jean Paul já não era consensual, há tantos anos atrás.
De qualquer modo, sabemos que Octávio Machado cria muitos anti-corpos por onde passa mas, numa época onde se prepara mais uma remodelação, espero que o trabalho na formação comece a ser mais transversal às equipas e que a competência seja o atributo principal para a escolha dos técnicos.

Desde há anos a esta parte, a Academia do Sporting merece, por parte dos sportinguistas, uma atenção redobrada.
É lá que a equipa principal se alimenta, foi de lá que saíram alguns dos mais emblemáticos jogadores nacionais dos últimos anos.
No entanto, apesar do reconhecimento de muitos pelo trabalho realizado, tem sido alvo de algumas críticas e, a meu ver, remodelações excessivas.
Apesar de não ter bases técnicas para analisar o trabalho da última época, o certo é que pareceu demasiada coincidência que parte da estrutura da época passada tenha começado com Sá Pinto, Oceano, Dominguez e Pedrosa, um inseparável quarteto do final da década de 90.
Mais numerosos, só "Os amigos de Alex".
Só espero que o próximo organograma seja o mais equilibrado possível e que se inverta algum marasmo que parece ter tomado conta da nossa formação.
É que, mesmo sabendo que os resultados devem ser relegados para segundo plano, o ideal é complementar a formação com o espírito de vitória, tão importante num clube como o Sporting.
Os 4 títulos (em 15 possíveis) nas últimas 5 épocas, atrás dos nossos rivais, podem ser um sintoma de que há melhorias a fazer.



Sem comentários:

Enviar um comentário