quarta-feira, 5 de junho de 2013

Pantone

Como é normal nesta fase adormecida do futebol, as atenções viram-se para a actualidade que gravita à margem do pontapé na bola.
Ora são as entradas e saídas de jogadores ora, como é o caso, o novo equipamento para o futebol.
Neste capítulo parece-me que não há volta a dar. Acho difícil que venha a existir algum que gere um consenso absoluto.
Esta época que terminou foi pioneira na política de merchandising, ao apostar no laranja para a camisola alternativa.
Logo se levantaram as vozes contestatárias perante a cor adoptada, mas também muitos ficaram rendidos perante a arrojada escolha.
Confesso que não fiquei radiante, mas também não me chocou.
Confesso também que, após a patética época realizada, o laranja deveria ser banido ad eternum, mesmo que isso não apague os resultados e classificações obtidos.
A maior parte dos adeptos regem-se por rituais ou superstições, e só podemos olhar com desconfiança para a cor que agora abandonamos, porque quase sempre esteve associada a maus resultados, se exceptuarmos o futsal.
Claro está que sabemos que a equipa que este ano defendeu as nossas cores poderia vestir qualquer cor do Pantone que a estatística não melhoraria, mas paralelamente sei que, mesmo que não acredite em bruxas..."que las hay, hay!!".
Pois bem, hoje o jornal Record publica oficiosamente (nem podia ser de outro modo) a camisola alternativa para a época 2013/14.
Mesmo que não tenha por hábito comentar boatos, o certo é que já no caso da camisola laranja foi amplamente difundida mesmo antes da apresentação oficial.
Caso se repita o cenário não deve andar longe da nova proposta, e sou levado a acreditar na hipótese apresentada porque já soava que o violeta seria a cor adoptada, como ainda ontem tive oportunidade de comentar com um consócio do Núcleo.
A escolha não merece demasiada introspecção.
Desde que a equipa ganhe, pouco me devia importar como vão vestidos ou despidos...mas devia haver uma certo pudor nas escolhas.
Não me canso de repetir que nada temos a ver com outras realidades, e costumo exemplificar com os rivais de Manchester.
Creio que seria impensável, em Portugal, um clube que veste de vermelho (Manchester United) ter um alternativo azul, e um clube que veste de azul (Manchester City) ter um alternativo vermelho.
Como não temos o descomplexado espírito inglês excluiria, logo à partida, precisamente essas duas cores das possíveis escolhas para o nosso equipamento alternativo.
Além disso, o violeta tem demasiado em comum com o azul para me cair no goto, e pouco me importa se outros já equiparam com um azul...Benfica!!!
Sei que o ano passado o Porto tinha um alternativo com uma tonalidade semelhante, e que o violeta obtêm-se misturando magenta com azul.
Ou seja, é um sucedâneo da cor azulada.
De acordo com a notícia,  as relações privilegiadas entre as claques do Sporting e da Fiorentina estariam na base da escolha.
Estou mesmo a ver que a Fiorentina vai jogar às riscas verde-e-brancas na próxima época!!!!
Como não sou eu...nem, pelos vistos, a direcção eleita a fazer a escolha, a confirmar-se a notícia, espero que seja um sucesso de vendas mas, acima de tudo, que o Sporting reaprenda a ganhar e que no final da próxima época esta cor, ao contrário do laranja, fique na memória dos adeptos pelos melhores motivos.




4 comentários:

  1. Não vejo qual é o problema do violeta. O verde também é a mistura do azul com outra cor, no caso a amarela...
    Eu considero-me tanto ou mais sportinguista do que qualquer outra pessoa (há quem diga que eu sou doente e só vejo verde à minha frente) e uma das minha cores preferidas é o azul turquesa(que para mim é um tom de verde), por exemplo.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo

    Na questão dos gostos, como em tantos outros temas, não há melhores ou piores sportinguistas.
    Tal como referi, dificilmente haverá consenso sobre este ou outro tema.
    Apesar de, como refere, o verde também ser a mistura de duas cores, consigo achar demasiadas parecenças entre o violeta e o azul, algo q não encontro com o nosso verde.
    Precisamente por gostos não se discutirem é que me sinto no direito de opinar...acerca de um boato.
    Contudo, venha o equipamento a ser violeta, azul ou vermelho...espero que o Sporting enverede por outros caminhos bem mais vitoriosos.
    Obg pelo comentário

    SL

    ResponderEliminar
  3. Qualquer Dia temos como equipamento alternativo uma camisola branca com riscas verticais azuis com um emblema a dizer FCP. Deixem-se de palhaçadas é horrível , ponham como camisola alternativa a Stromp

    ResponderEliminar
  4. Há determinados jogos (quando jogamos com equipas que joguem tb de verde e branco) que a Stromp não é viável, para lá da inevitável questão do merchandising. Apesar de tudo, é possível fazer algo que reúna maior consenso. Obg pelo comentário

    SL

    ResponderEliminar