quarta-feira, 24 de julho de 2013

Finalmente, Montero

Depois de semanas de incertezas, Fredy Montero já foi formalmente apresentado como jogador do Sporting.
No entanto, até se tornar pública a informaÇão à CMVM, continuarão a pairar os contornos do negócio.
Bruno de Carvalho confirmou que o jogador foi contratado por 5 anos, mas esta informação colide com as notícias do clube proprietário do seu passe (Seattle Sounders) que ontem anunciava o empréstimo do jogador por uma época.
Nada como esperar, e ficar a saber mais pormenores.
Agora que Montero já é leão, irá aumentar a curiosidade que temos em vê-lo evoluir com a nossa camisola.
As comparações com Falcao teimam em aparecer, mas quer-me parecer que nunca será bom colocar a fasquia demasiado elevada.
Os nossos adeptos são, por natureza, demasiado exigentes, e poderão começar a desconfiar do seu potencial, caso o rendimento do jogador não atinja no imediato a bitola do ex-jogador portista.
Os nossos adversários, quais abutres sempre dispostos a dar uma bicada, também não abdicarão de uns grasnares se o avançado não começar a render de imediato.
Já a comunicação social, se mantiver a linha editorial dos últimos anos, deverá estar ansiosa pelo insucesso do jogador.


Sabemos perfeitamente que o futebol não é uma ciência exacta, e deste modo é impossível prever como se irá adaptar o jogador ao futebol europeu.

Também não seria previsível, para um leigo, que o referido Falcao se travestisse em goleador temível, depois das épocas que fez nos argentinos do River Plate.
Se na penúltima época marcou 19 golos em 39 jogos, na última fez 15 em 36 jogos.
Já na Europa, no primeiro ano no Porto marcou 34 em 43 jogos, enquanto no segundo fez 38 em 42 jogos.


Os números de Montero são um pouco mais modestos (18golos/46jogos e 17golos/49jogos) nas duas últimas épocas no futebol em terras americanas, mas também está sujeito a travestirse em goleador.



Já que as pessoas gostam tanto de comparar, também será curioso pôr nos pratos da balança a idade, sempre importante na consolidação de um jogador.

É que Montero dá o salto para o futebol europeu com 25 anos, enquanto Falcao veio com 23...ou 25...ou com uma idade tão instável que nem o Pinto da Costa sabia.



Sem comentários:

Enviar um comentário