quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A culpa é do pivô

O jornal Record, saúde-se, abriu o seu Fórum para perguntas e respostas que visam marcar o arranque do campeonato nacional de futsal.
Diria, olhando na diagonal para as questões, que 95% das perguntas tiveram como protagonistas Sporting e Benfica, como seria expectável.
Não sei quem respondeu às perguntas dos leitores, mas duas houve que me chamaram a atenção.


5:30
Comment From ddlp 
Para si qual o melhor 5 do campeonato e 5 suplentes? de todas as equipas. Tipo equipa ideal..

5:31
Olá, ddlp. 
Não quero ser redutor na minha análise, mas vou só escolher jogadores do Sporting e Benfica, até porque foram as duas formações que vi jogar. 
Marcão, R. Fernandes, Alex, Serginho e Divanei seria o meu 5 ideal.

5:52
Comment From Olivaz 
Este ano o benfica sem césar paulo e diece terá uma equipa menos violenta?

5:52
Olá, Olivaz. 
O Benfica não é nem nunca foi uma equipa violenta, mas o seu futsal tinha muito contacto físico, próprio do jogo de pivô.

Ao ler a opinião do especialista do Record em futsal, deveria ficar com algumas dúvidas acerca da sua idoneidade.
Poderia julgar pouco inteligente considerar que a equipa que tudo venceu, com uma diferença abismal dos seus rivais, só deveria colocar dois dos seus atletas num hipotético 5 ideal, em comparação com os 3 jogadores do rival.
Mesmo tendo em conta que a sua eleição é relativa à época que agora se vai iniciar, é de realçar que a equipa benfiquista já foi novamente derrotada pelo Sporting, na final da Taça de Honra da AFL.
No entanto, há valores mais altos que se levantam e, além disso, as opiniões são como as vaginas.

Agora, considerar que a equipa do Benfica não é...nem nunca foi violenta, não pode ser tida como uma opinião.
As tristes imagens, semana após semana, da mais vergonhosa secção do rival, são públicas e não merecem contestação.
Os referidos César Paulo e Diece saíram do Benfica, mas lá ficou o mentor.
As imagens referem-se a um simples jogo do play-off, mas as atitudes prolongam-se desde há anos, com a total complacência de árbitros e federação.
Poder-se-ia apresentar um vídeo  de Diece, outro de Diego Sol, outro de Davi, outro de Ricardinho...mas o de Gonçalo Alves, relativo a um mero jogo, é suficiente para ilustrar a não-violência do plantel.
Veremos se, dadas as saídas verificadas, o rival altera a sua postura ou se, pelo contrário, o ADN entranhado ganha uma vez mais a sua batalha.



Já agora, um vídei do prémio Nobel da Paz, César Paulo, onde se pode observar a atitude do jogador do Sporting, após um golpe de judo.
É elucidativo relativamente às posturas de ambos os clubes, na modalidade.


6 comentários:

  1. Sou de todo contra a violência, mas admira-me que este tipo circule livremente em Lisboa com a sorte de nunca ter apanhado pela frente um maluco qualquer de uma das claques do Sporting e de ter levado "apenas" metade das que anda a distribuir desde que saiu do seu clube de coração. O homem, para além da sorte acima referida, por tudo o que tem feito desde que saiu do Sporting, só poder ter uma grande falha mental! Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  2. Realmente, ao rever as imagens...já que as vi em directo...
    É de ficar de boca aberta, quando no final 2 jogadores do Sporting viram vermelho e os dos lamp's..."foram premiados pelo seu jogo limpo..."

    Não é só no Futsal que a pouca vergonha campeia...
    olhem o Maxi, olhem o Luisão, etc, etc...!!

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo

    Por norma só vejo os jogos do Sporting, em futsal. A outra equipa que poderia ver, através de transmissão televisiva é precisamente o Benfica, mas só em situações pontuais o tenho feito. Vejo só enquanto a equipa encarnada está empatada ou a perder. Na época passada estava eu diante da televisão, num desses raros momentos em que não vejo o Sporting, e assisti a duas bárbaras agressões de Gonçalo Alves a um jogador adversário, talvez ainda piores da maioria que vi em qualquer dérbi. Gerou-se um enorme reboliço, a indignação da equipa adversária (que não me recordo qual) foi enorme, e o jogador teve que sair com um enorme hematoma na perna, e muita...muita sorte, porque poderia ter sofrido uma grave fractura. Gonçalo escapou impune a mais uma expulsão. Por isto, admira-me que o jogador não tenha a cabeça a prémio noutros locais. O que vemos (jogos com o Sporting) deve ser a ponta do iceberg.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Amigo Maximino

    Estas imagens não cairão no esquecimento, como as protagonizadas por Diece o ano passado...ou as da totalidade do plantel encarnado, na final perdida de há dois anos.
    Esse play-off ficou marcado por cenas lamentáveis, provocações abaixo do limiar da dignidade...agressões e desrespeito pela entidades da Federação presentes.
    Apesar de tudo isto, os lamps apresentaram-se quase na máxima força no 5º jogo.
    Há realmente esse paralelismo com alguns arruaceiros do plantel do futebol, bem como a teatralidade que impõem ao seu futebol...tanto na relva como no pavilhão.
    Enfim, é tão corriqueiro que quase nem choca, ao ver um estilo de jogo tão sujo e reles.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Este "especialista da treta" do record (jornal que não compro) esque ceu-se só do melhor GR português de todos os tempos em Futsal: João Benedito. E depois dele existe o Cristiano. O Marcão é bom Gr e talvez o 3º lugar lhe fique bem. O que é que o Serginho já fez em jogos oficiais para ser eleito no melhor 5. Enfim este "especialista" ainda tem a camisola vestida...Vocês sabem qual.

    ResponderEliminar
  6. O Serginho vem rotulado de estrela. O número 10 da selecção brasileira deve ser suficiente (para alguns) para fazer parte de qualquer 5 ideal, sem sequer precisar de jogar.
    Quanto ao Marcão...como diz, deve ser por uma questão de gosto pessoal, ou pelo visual (deve gostar de gajos de barba) ou pela camisola.
    Enfim, esperemos que a época não lhe dê razão...e que sejamos nós a estar certos.

    Sl

    ResponderEliminar