quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Isto não...

Há poucos meses atrás, o Sporting fazia manchete nos jornais pelos piores motivos.
A muito custo, e graças a um trabalho notável, a actual direcção recolocou o nome do Sporting no seu devido lugar, tal como tem vindo a recuperar o orgulho dos seus adeptos.
Apesar dos resultados desportivos poderem ser efémeros, é com alegria que temos visto as últimas exibições e as mais recentes vitórias das modalidades, cujo futuro parecia sombrio.
Hoje, infelizmente, as tristes imagens de alguns adeptos leoninos a vandalizar um carro de apoio do rival encarnado farão com que o Sporting regresse à actualidade, pelos piores motivos.
Não me anima saber que os outros fazem o mesmo.
Não quero saber se os adeptos do Celta de Vigo sofreram, no Dragão e arredores, a pior tarde das suas vidas.
Não me interessa ter visto as imagens da carga dos adeptos benfiquistas, nos arredores da Amoreira, antes do jogo da Taça de Honra.
Isto só para falar das mais recentes.
O ódio de estimação que nos move contra os rivais, tem que começar e acabar nas nossa cabeças.
Se a vingança fosse motivo para retaliações, a guerra da Jugoslávia ainda não tinha terminado.
Eu sei que alguns se sentirão orgulhosos pelo sucedido. Poderão até considerar que isto não é nada, se comparado com outras atitudes perpretadas.
No entanto, isto para mim não é o Sporting, nem reflecte os princípios que defendemos.
Tal como aponto as virtudes, não me sentiria bem se não apontasse também alguns erros...grosseiros.



6 comentários:

  1. Uma vergonha!!! E mais triste é a tua frase (constatação da realidade): "alguns (acredito que sejam poucos) se sentirão orgulhosos pelo sucedito" porque aqui também reside parte fundamental do problema!
    ISTO TEM DE ACABAR!!! Espero que se apurem responsabilidades...(mas duvido muito)

    ResponderEliminar
  2. Caro ILLUMINATOR

    Acredito que a vontade da maioria dos sportinguistas (e diria que dos outros também) será a de que isto acabe, de uma vez por todas.
    No entanto, tal como nas manifestações ou em grandes algomerações, basta a vontade de uns poucos para alterar a vontade de todos os outros.
    Triste a imagem que passa, tanto dos sportinguistas (no caso) como de jovens que canalizam erradamente as suas frustações.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Um absoluto e inqualificável acto de estúpido vandalismo, levado a cabo por meia dúzia de energúmenos, que individualmente (a não ser que o alcool ou a droga já estivessem numa acção muito avançada...) não teriam a coragem de fazer um tão nojento acto...

    Espero que a Direccção do Sporting, mais tarde ou mais cedo também faça os possíveis por fazer ver a esta meia dúzia alargada de maus adeptos...que isto (e mais algumas coisas...), não é digno de alguém que tem por grande amor o Sporting...!!

    Deixem-se de ódios estúpidos( o ódio é sempre um acto irracional...), que longe de poderem orgulhar quem segue esta enorme Colectividade, apenas nos mistura com o pior que os outros têm...


    Sporting Sempre...!!

    ResponderEliminar
  4. Amigo Maximino

    Tal como referi na crónica, já tive oportunidade de encontrar na internet quem se vanglorie pelo acto.
    Não sei se o desenrolar dos acontecimentos teve origem nalguma claque mas, como diz, a direcção do Sporting devia lutar por minorar estas situações.
    Penso que já foi assinado um protocolo onde responsabilizam as claques por alguns dos seus actos mas, estou em crer que ainda é pouco.
    O Sporting, em última instância, será sempre responsabilizado (moral, financeira ou desportivamente) de comportamentos com determinada gravidade, e o clube não pode continuar a rumar ao sabor do vento, quando alguns irresponsáveis se julgam acima das instituições.
    Continuo a considerar que as claques têm um papel fundamental no nosso futebol, mas enquanto estiveram minadas por alguns imbecis, continuarão a passar a imagem que todos têm delas.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Acabei de ver novamente este vergonhoso vídeo, em www.relvado.pt...
    Será que existe algum verdadeiro sportinguista, que não sinta vergonha pelo sucedido...?
    A cena passa-se muito perto do local sede de uma das claques, se bem que as outras não fiquem, muito distantes...
    Não sei a que claque pertencem esses inconscientes que levaram a cabo essa tão heróica tarefa...
    Pergunto...: se acaso o condutor da carrinha (que naquele local e àquela hora até nem tem muita possibilidade de fugir...)numa manobra desesperada de fugir daquele caos, onde as suas vidas perigavam, tivesse arrancado e passado a ferro meia dúzia de pessoas, talvez até inocentes na situação e com isso tivessem provocado a morte ou ferimentos graves em alguns dos transeuntes, a quem caberiam as culpas...?

    Creio que o Estádio de Alvalade tem câmaras de vigilância (não sei se no exterior...), por isso entendo que Direcção com o auxílio das entidades policiais , deverão proceder as necessárias observações de molde a conseguir apurar responsabilidades...
    Indivíduos destes (que os há em todos os quadrantes futebolísticos...) não devem ser permitidos em Alvalade...
    Indivíduos destes, envergonham garantidamente qualquer sportinguista que se prese...
    Já chega de gente ordinária, alguém ponha cobro a uma pouca vergonha destas...!!

    Lá vou eu muitos outros ter "de levar" com esta acção selvática "em cima", sem que tenha alguma coisa a ver com o assunto...

    Vá lá...não comecem a estragar...o momento lindo que estamos a começar a viver...!

    E já agora...: como irão ser recebidos na Luz, alguns adeptos que se desloquem em viatura com sinais exteriores de serem apoiantes do Sporting...?

    Terão pensado nisso esse inconcientes...??

    Sporting Sempre...!!

    ResponderEliminar
  6. O caro Maximino, e tantos outros sportinguistas, teremos que "levar" com a lembrança do selvático acto.
    Contudo, os autores (alguns deles bem fáceis de identificar) ostentarão mais uma medalha da sua guerra sem quartel.
    Aliás, cheguei a ler no Facebook quem, também de forma bem clara, se regozijasse com o feito.
    Esses, além de agirem de uma forma irracional (pois não pesam todos os "ses" que o amigo aqui colocou)têm a vantagem de agir em grupo...manada...ou qualquer outra forma de ajuntamento.
    Nesse dia foram os rivais as vítimas, outro dia poderão ser os carrascos...e as vítimas podem ser inocentes, como tantas vezes acontece.
    De qualquer modo, tal como disse na crónica, por questões morais teria que falar deste assunto, mesmo que os poucos que se reveem nestas imagens possam considerar que eu...o caro Maximino, e tantos outros, sejamos menos sportinguistas que eles, que defendem os seus ideais de um modo não só irracional como, obviamente, ilegal.

    SL

    ResponderEliminar