sábado, 21 de setembro de 2013

X Factor

Ainda não foi desta que o Sporting ganhou ao Rio Ave.
Se a estatística dos jogos entre as duas equipas, até à época passada, era esmagadora, os vilacondenses parecem ter aprendido a contrariar o nosso favoritismo.
Se é verdade que os primeiros minutos deixaram antever mais uma noite vitoriosa, do mesmo modo ficou evidente, passados outros tantos minutos, que o Sporting iria passar por muitas dificuldades.
É que, após uma entrada proactiva e algumas movimentações interessantes, cedo começámos a perder todos os duelos no meio campo.
Comecei a ver nuvens negras a pairar, porque quando uma equipa começa a ganhar todos os ressaltos, todas as bolas divididas, e parece demonstrar muito mais vontade em garantir a posse de bola, o campo começa a inclinar-se.
Nesse aspecto, não concordo com Leonardo Jardim, quando diz que a 1ª parte foi do Sporting e a 2ª do Rio Ave.
Penso que o golo leonino, aos 25' de jogo, já surgiu numa fase de ascendente vilacondense.
Aliás, a estatística da 1ª parte, onde o Sporting rematou apenas 2 vezes à baliza adversária (e 1 golo) contra os 8 remates adversários já davam a entender que algo não ía bem.
A 2ª parte só acentuou a tendência.
Sem chegar a ser sufocante, a verdade é que foram alguns os momentos de calafrios, que faziam antever que a noite não teria um final feliz.
Se é verdade que houve erros individuais gritantes, a grande falha foi a nível colectivo, e o empate não deve ter apanhado ninguém desprevenido.
Os últimos 15 minutos mostraram que, afinal, a equipa leonina sabia cerrar os dentes, mas já foi tarde demais. 
O mal já estava feito, e já não houve discernimento para alterar o rumo dos acontecimentos.
Mas, se o Sporting se deve queixar da sua atitude e prestação, não menos importante foi o factor X.
O factor Xistra, tal como previra, foi determinante.
Uma vez mais, numa das primeiras 7 jornadas, aparece o factor X a fazer-nos perder pontos que, eventualmente, podem deixar-nos bem longe na classificação.
Se é verdade que não jogámos um chavelho, não menos verdade é que por vezes Porto e Benfica ganham jogos sem fazer nada por o merecer.
Não jogar o suficiente para vencer não signigfica que alguém tenho o dom de alterar o rumo dos acontecimentos.
O que aconteceu foi que, com o Sporting a vencer por 1-0...Xistra inventa uma falta que propicía o empate.
Depois, fecha literalmente os olhos, e não assinala uma grande penalidade do tamanho de Alvalade, que poderia permitir o 2-1.
Se o Rio Ave fez por conquistar pontos em Alvalade, com uma atitude aguerrida e inteligente, muito mais fez o factor X.
A última estatística que vi, quando já roía as unhas em sinal de desespero, os vilacondenses tinham 6 faltas cometidas.
Para lá dos erros arbitrais, que tiveram consequência directa no resultado final, pergunto-me como é possível uma equipa guerreira coleccionar apenas 6 faltas, em 90 minutos.

Para a semana vamos a Braga e, a jogar deste modo, arriscamo-nos a ver abrir-se um fosso inultrapassável.
Se poisar outro pássaro no nosso caminho, então a tarefa será impossível, e alguém lá a Norte rebolará de felicidade porque, uma a uma, as batalhas estão a ser vencidas.




2 comentários:

  1. Não merecemos ganhar. Jogámos a 2ª parte a passo, Capel, Carrilho e Dier muito mal. Nunca conseguimos entrar na teia montada pelo Rio Ave. Faltou talento e garra. Muito bem Adrien, em querer e garra (jogador que eu até queria que não fizesse parte do plantel. Como me enganei!). Um apitador que está a 5 metros de um lance sem ninguém que lhe tape a visão e não vê o referido Lance (penalti a favor do Sporting), não precisa de ir ao oculista, provavelmente precisa de ser operado à vista...SL

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo

    Concordo, tal como referi na crónica, que o Sporting não jogou bem e que talvez não merecêssemos melhor sorte.
    Contudo, nem sempre quem joga melhor ganha, e não pode ser um árbitro a tentar influenciar o mérito ou demérito de cada um.
    O Sporting merecia vencer?
    Não!!
    O árbitro impediu que o Sporting vencesse?
    Sim!!

    Infelizmente, dados os antecedentes, sou levado a pensar que Xistra não deixou de ver por mera miopia.
    Além disso, muitos são os jogos que os nossos rivais não fazem por merecer mas, uma mão invisível vai fazendo com que continuem candidatos.
    No final do campeonato, já ninguém se lembra.

    SL e obg pelo comentário

    ResponderEliminar