quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Allez les bleus

Ontem jogou o Porto, e perdeu...hoje joga o Benfica e, confesso, gostaria de ver um desfecho semelhante.
A rivalidade tem destas coisas.
A maioria das pessoas que conheço já perdeu a vergonha de dizer que gosta de ver perder o rival, mesmo quando este joga na Europa.
Há uns anos atrás a hipocrisia tomava conta do comum adepto, pois era politicamente correcto dizer que, nas competições internacionais, era o nome de Portugal que estava em jogo.
Nada mais errado.
Um chama-se Sport Lisboa e Benfica, o outro Futebol Clube do Porto.
O único que leva Portugal no nome é o Sporting.
Além disso, se olharmos para os seus plantéis, parece estarmos perante uma selecção dos Balcãs e outra, assemelha-se a um misto de sul-americanos.
Mesmo ostentando o nome do país e de ser a mais aportuguesada das equipas, muitas foram as manifestações de regozijo a que assisti, perante derrotas do Sporting Clube de Portugal, nas suas lides europeias.
Já expliquei os motivos que me levam a dar pontapés da atmosfera, cada vez que assisto a jogos dos rivais contra equipa estrangeiras.
Ontem, quase que desatarracho a perna quando Léo Baptistão se preparava para fazer um remate.
Sempre gostei do "Atleti", mas ontem ainda mais.
A hipocrisia deixou de fazer sentido há muito, e Mourinho foi um dos primeiros, que me recorde, a não desejar sorte ao Benfica para um jogo europeu.
O treinador do Chelsea treinava o Porto e, pela sua lógica, se o Benfica vencesse iria arrecadar dinheiro...esse dinheiro poderia fazê-lo mais forte e, deste modo, interferir no domínio que o Porto detinha.
São contas simples de fazer.
Mas, ainda há o simples prazer de ver perder o rival, como acontece em qualquer parte do Mundo.
Não acredito que nenhum adepto do Barça fique feliz por ver o Madrid vencer, onde quer que seja, e vice-versa.
Mas o fim da hipocrisia também fez escola no clube do costume, e o último moço de recados foi Kelvin, que veio há uns meses dizer que :"Sou Chelsea até à morte", nas vésperas da final da Liga Europa que, felizmente, os ingleses venceram.
É que não só a equipa encarnada iria ganhar uma pipa de massa como também arrecadar prestígio (que tem o seu valor sentimental mas também económico) e os seus adeptos ficariam tão inchados que o país pareceria mais pequeno.
Assim, Portugal ficou com cheiro a incenso, aroma de melão.

Hoje os encarnados voltam a jogar na Europa.
Confesso que sempre gostei do "Atleti" e, a partir desta manhã...até logo à noite, terei um fraquinho pelo PSG.
Espero que a equipa francesa jogue um pouco mais de futebol do que tem sido possível até à data, bem como espero que os gendarmes e as froças de segurança francesas estejam bem preparadas.
Jorge Jejuns vai estar de olho neles!!


4 comentários:

  1. Tenho certamente, para meu próprio mal e da sociedade em que estou inserido, alguns defeitos, mas um deles não será garantidamente ...o de ser hipócrita...
    Por isso, tal como o meu amigo, também as derrotas dos fcp´s ou dos benfiquistas...são música para os meus ouvidos...

    As razões são diversas, mas acentuarei as principais, para mim...
    - Tratar-se de adversários que não nos respeitam minimamente...
    - A possibilidade de ganhando, arrecadarem mais proventos que lhes irão permitir continuar "a pagar" a corrupção onde habitualmente se movem, para além (por não saber o que fazer dos ganhos conseguidos...) de sempre que o Sporting publicamente se interesse por um jogador, um ou outro correrem a comprá-lo, mesmo que seja para emprestar ou deixar fora da equipa...

    Por essas e por outras...

    Sou desde muito pequenino..."adepto" do PSG e do Athletic...e dos outros que se seguirem...!!

    Para mim em termos desportivos...apenas conta


    O Sporting Clube de Portugal...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo

      Efectivamente há 1001 motivos para levar a rivalidade a este limite, mas o prazer de vê-los perder sobrepõe-se aos outros que possam ter alguma lógica.
      Hoje tive pena que o PSG tivesse desligado o motor ao intervalo e, deste modo, descansar para o duelo com o Marselha, no fim de semana.
      Ainda assim foi um bom jogo treino para a equipa parisiense e foi possível ouvir os Olés dos cerca de 500 adeptos franceses presentes no estádio, enquanto a equipa se recreou com a bola, durante largos minutos.

      SL

      Eliminar
  2. O porto perdeu!!!? Quem é que foi o àrbitro?Pois...
    Sinceramente os jogos dos nossos rivais no estrangeiro são-me um bocado indiferentes mas prefiro que percam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu prefiro que percam em casa, fora, em campo neutro, em campo alagado ou, como última hipótese, que tenham falta de comparência.
      Claro está que, ao contrário de alguns fervorosos adeptos, a minha prioridade é o Sporting, e esse é sempre o meu foco mas, para entreter, confesso que me dá um enorme prazer ver a desgraça alheia.
      Foram muitos anos a ver os outros a delirar com a nossa desgraça||

      Eliminar