segunda-feira, 7 de outubro de 2013

As conquistas europeias

Hoje faço um pequeno interregno nas minhas crónicas e vou ceder este espaço ao meu grande (em todos os sentidos) e bom amigo, Henrique Salgado.
Para ele, (tal como também disse João Benedito) só há um Sporting.
Não faz diferenciação entre o futebol e as modalidades, e as vitórias (como as derrotas) vive-as todas com a mesma intensidade.
Apesar de quase todos os sportinguistas se vangloriarem do ecletismo do clube, só uma minoria se identifica com toda e cada uma das secções.
O Henrique é uma dessas pessoas e, na sua incessante tarefa de catalogar a vida do Sporting, decidiu recuperar todas as vinte e duas conquistas europeias do nosso Clube e, com o seu peculiar rigor, revela datas, locais, nomes dos intervenientes (técnicos e jogadores) e, inclusivamente, os adversários derrotados.
Este texto foi divulgado numa publicação do Núcleo Sportinguista de Castelo Branco, há alguns meses atrás.
Resta esperar que, em breve, o amigo Henrique possa actualizar este relato, o que seria sinónimo de novas conquistas do leão.


“Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa”
 José Alvalade, 8 de Maio de 1906

José Alfredo Holtreman Roquette, fundador e primeiro Sócio do Sporting Clube de Portugal, deixou a frase-legado, para que as gerações seguintes se encarregassem de a terem como bitola e alcandorarem o nosso Clube, a patamares bem elevados. Numa História já Centenária, as vinte e duas conquistas europeias, colocam o Grande Sporting, como o terceiro mais ganhador, a nível de vitórias continentais, apenas superado pelos colossos espanhóis: FC Barcelona (um portento de Ecletismo vencedor) e Real Madrid CF (futebol e basketball muito fortes).

Tudo começou em 1964, a 15 de Maio, em Antuérpia (Bélgica), na finalíssima da Taça dos Vencedores das Taças (Futebol), ante o MTK Budapest (Hungria), com os onze heróis: Carvalho, Pedro Gomes, Alexandre Baptista, Fernando Mendes, José Carlos, Pérides, Géo, Osvaldo Silva, Mascarenhas, Figueiredo e Morais; treinador: Anselmo Fernandez. Foi o dia do cantinho do Morais…

1977: em (menos de) meio ano, o Sporting Clube de Portugal, sagra-se Campeão Europeu, em duas modalidades diferentes… 6 de Fevereiro, Palência (Espanha), Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato, com Carlos Lopes, Fernando Mamede, Aniceto Simões e Carlos Cabral; treinador: Moniz Pereira, batendo a equipa local, o Educación y Descanso Palencia. A 18 de Junho, em Villanueva (Espanha), frente à equipa da casa, o Hóquei em Patins acaba com o domínio espanhol na competição (pleno de vitórias até então) e com uma vitória por 6-3 (somado ao 6-0 da 1ª mão), coloca no Olimpo do Aléu: Ramalhete, Carmelino, Sobrinho, Livramento, Chana, Jorge, Garrido, Carlos Alberto e Rendeiro; treinador: Torcato Ferreira.

1979: no dia 4 de Fevereiro, em Arlon (Bélgica), batendo os belgas do RFC Liége, Fernando Mamede, Aniceto Simões, Carlos Lopes, Rafael Marques e Fernando Miguel; treinador: Moniz Pereira, trazem para o museu do clube, o 2º título europeu de corta mato (consecutivo, pois a prova não se realizou em 1978) e 4ª conquista europeia no total das diversas modalidades.

Em 1981, tivemos o privilégio de voltar a ter duas modalidades vitoriosas na Europa: a 2 de Fevereiro, em Varese (Itália), o corta mato, campeão europeu, acabando à frente dos ingleses do Tipton Harriers, com Fernando Mamede, Carlos Lopes, Aniceto Simões, Rafael Marques e Bernardo Manuel; treinador: Moniz Pereira e a 27 de Junho, o hóquei em patins, com a vitória na Taça dos Vencedores das Taças. O pavilhão de Alvalade, ao rubro, ajuda à reviravolta ante os espanhóis do Cibeles (na 1ª mão, derrota, por 4-1), com um espectacular 7-2 (após prolongamento). Os heróis: António Fernandes, Vítor Rosado, Sobrinho, Chana, Salema, Carvalho e José Rosado; treinador: António Livramento. A contabilidade subia para 6 títulos europeus…

Clusone (Itália): a 30 de Janeiro de 1982, 4ª Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato e com um gosto especial, pois o vice-campeão, foi o FC Barcelona (Espanha), numa fase de aposta no atletismo por parte deste grande clube. A conquista foi pela margem mínima (1 ponto) e treinados por Moniz Pereira, os atletas Leoninos, foram: Carlos Lopes, José Sena, Joaquim Pinheiro, Bernardo Manuel e Rafael Marques.

1983, novamente a 30 de Janeiro, em Lyon (França), deixando para trás, os italianos do Pro Patria Milano, fazíamos o Tri (consecutivo) na europa do corta mato e para esta 8ª conquista europeia global, os atletas (treinados por Moniz Pereira) foram: Fernando Mamede, Carlos Lopes, Ezequiel Canário, Hélder de Jesus, Artur Pinto e Rafael Marques.


Se 1977 foi o ano das duas Taças dos Campeões Europeus, em 1984, fazíamos pela 3ª vez, uma dupla conquista e fechávamos um ciclo de ouro, no hóquei em patins. A 5 de Fevereiro, nas Açoteias (Albufeira), sob as ordens do “Senhor Atletismo” e batendo os espanhóis do M.A.M., o Tetra, ficou a cargo de: Fernando Mamede, Carlos Lopes, Ezequiel Canário, Rafael Marques, Joaquim Pinheiro e Hélder de Jesus. No hóquei em patins, no dia 7 de Julho, a Taça CERS ruma a Alvalade, sendo o Sporting CP, o 1º clube a conquistar as 3 provas europeias da modalidade. Depois do 1-4 da 1ª mão, o Novara (Itália) viria a sentir a força Leonina, pois a remontada em Lisboa, foi impiedosa: 11-3! Sob o comando do Mago António Livramento (extremamente ofendido pelo treinador dos italianos, o inenarrável Battistela), consagraram-se: Ramalhete, Serra, José Rosado, Realista, Trindade, Luís Nunes, Sérgio e Campelo. Chegávamos aos dois dígitos; 10 triunfos europeus, em 3 modalidades diferentes!

1985: mais um ano de conquistas aos pares! De volta às Açoteias, a 3 de Fevereiro, sempre sob as ordens de Mário Moniz Pereira, o Penta (7 no total) na competição, era assegurado pelo sexteto constituído por: Carlos Lopes, Ezequiel Canário, Fernando Mamede, Rafael Marques, Dionísio Castro e Hélder de Jesus. O Pro Patria Milano, de Itália, voltava a ser batido… A 29 de Junho, o hóquei em patins conquistava a sua 4ª prova europeia, bisando na Taça dos Vencedores das Taças, com uma vitória por 8-4, ante os alemães do Walsum (empate a 4, em terras germânicas). O Mestre Luiz Barata era o treinador de uma briosa e humilde equipa, composta pelos elementos: Ramalhete, Serra, José Rosado, Campelo, Trindade, Serginho, José Carlos e Oliveira.




O Hexa na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato, aconteceu a 2 de Fevereiro de 1986, novamente nas Açoteias, Moniz Pereira (muito abraçado por João Rocha, no final) voltava a liderar a armada Leonina, ante os fortíssimos italianos do Pro Patria Milano. Foi a vitória da coesão e da renovação, com uma equipa de “seis irmãos” (citando Fernando Mamede): Fernando Mamede, Ezequiel Canário, Domingos Castro, Dionísio Castro, Carlos Capítulo e Joaquim Pinheiro. Vitória europeia do Clube, número 13…

1989: o regresso aos títulos. Dia 5 de Fevereiro: seis atletas nos 8 (!) primeiros lugares e os espanhóis do Dyc Segovia a serem os campeões dos terrestres; é que o Sporting CP foi de outro planeta. Domingos Castro, Fernando Mamede, Fernando Couto, Dionísio Castro, Joaquim Pinheiro e Carlos Patrício, superiormente comandados por Mário Moniz Pereira, obtiveram para o Clube, a 9ª vitória na prova. De referir, a enorme falange de apoio, que viajou de Lisboa, para apoiar os nossos atletas. Histórica transfeta da Torcida Verde…

4 de Fevereiro de 1990; o ladrão volta sempre ao local do crime… não é nada criminoso o sucedido, apenas talvez os adversários se queixassem então, do Sporting lhes roubar a hipótese de sonharem… desta vez, foram os franceses do C. Marignane S.A., que viram os comandados de Moniz Pereira, voltarem a ganhar; foram eles: Dionísio e Domingos Castro, Carlos Patrício, Eduardo Henriques e os “Fernandos”, Couto e Mamede.






5ª vez que num ano, o Clube conquista duas provas a nível Continental: a 10 de Fevereiro, em Marignane (França), numa luta acérrima com o ART Alicante (Espanha), Domingos Castro, Dionísio Castro, Alberto Maravilha, Eduardo Henriques, João Junqueira e Fernando Couto, com estratégia do inevitável Moniz Pereira, garantem a 11ª Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato e 3ª consecutiva, preparando-se nova saga. A 8 de Junho, o 5º troféu europeu de hóquei em patins (3ª Taça dos Vencedores das Taças), contra os italianos do Novara (duas vitórias, 7-6 em Itália e 5-2 na esgotadíssima Nave de Alvalade). Treinados por José Carlos, foram heróis: Chambel, Fanã, Campelo, Luís Rodrigues, João Pedro, Zorro e Leste. E o total do Clube, já ia em 17…

1992, Fevereiro, 3, Alicante (Espanha) … 18º troféu do Velho Continente para o Clube, 12º título no corta mato (a 1ª participação, foi 15 anos antes) e os espanhóis da Reebok Tossal, a ganharem a corrida “dos outros”. Última conquista europeia de Mário A. F. Moniz Pereira, enquanto treinador e os atletas vencedores foram: Domingos Castro, Carlos Monteiro, Eduardo Henriques, Dionísio Castro, Alberto Maravilha e João Junqueira.

O novo técnico do corta mato Leonino, Bernardo Manuel, liderou as tropas, que nas Açoteias, a 7 de Fevereiro de 1993, bateram os também portugueses, do Maratona CP, com Domingos Castro, João Junqueira, Paulo Guerra, Carlos Monteiro, Carlos Patrício e Dionísio Castro, a brilharem, numa das vitórias mais retumbantes, de todas as até aí conquistadas. Só em 1989, a prestação colectiva havia sido superior…




1994, 6 de Fevereiro… mais um Hexa no Corta Mato (a 2ª série de 6 triunfos consecutivos) … em Amorebieta (Espanha), novamente sob o comando de Bernardo Manuel, com os espanhóis da Reebok RC em segundo, foram campeões: Domingos Castro, Ezequiel Canário, Carlos Monteiro, João Junqueira, Eduardo Henriques e Alberto Maravilha.

Maio, 28, do ano 2000; em Vila Real de Santo António, numa vitória por meio ponto (!), sobre os russos do Luch, o atletismo de pista do Sporting CP, sagrava-se campeão europeu. Sob as (sábias) ordens do Prof. Mário Moniz Pereira, estiveram os grandiosos campeões: Francis Obikwelu (100m, 200m e 4x100m), Rui Palma (110m barreiras), Victor Jorge (400m, 4x100 e 4x400m), Carlos Alberto Silva (400 m barreiras e 4x400m), João Pires (800m e 4x400m), Rui Silva (1.500m e 3.000m), Vítor Almeida (3.000m obstáculos), Hélder Ornelas (5.000m), Silvester Omadiale (4x100m e 4x400m), Carlos Calado (Salto em Comprimento, Triplo-Salto e 4x100), Jonas Mattes (Salto em Altura), Fernando Alves (Lançamento do Peso e Lançamento do Disco), Vítor Costa (Lançamento do Martelo) e Filipe Ventura (Lançamento do Dardo).

Maio de 2010, 29, no Feijó (Complexo “Cidade de Almada), a 22ª conquista europeia do Clube, na 4ª modalidade diferente. O Andebol Leonino conquistou a Challenge Cup, numa final a duas mãos, ante os polacos do MMTS Kwidzyn; na 1ª mão, no país do leste europeu, vitória por 27-25; no pavilhão da Margem Sul do Tejo (com memorável enchente), nova vitória, desta feita por 27-26. O treinador Paulo Faria teve ao seu dispor, para esta data histórica: Humberto Gomes, Ricardo Correia, Bosko Bjelanovic, Vladimir Petric, Pedro Solha, Mitja Lesjak, João Pinto, Fábio Magalhães, Carlos Galambas, Bruno Moreira, Ricardo Dias, Pedro Seabra, Hugo Rocha e Pedro Portela.




Poder-se-ia dizer muito mais, mas não é preciso. Talvez apenas “perguntar”, o que chamaríamos ao nosso Grande Clube, se as presenças em finais europeias (e mundiais), em outras modalidades, se têm convertido em títulos? Relembram-se apenas os três vice títulos europeus de Bilhar (1996, 2002 e 2005), a final perdida em Horseball (2007), a derrota nas areias, no Mundialito de Futebol de Praia (2011), a angústia em terras cazaques do nosso Futsal (2011) …

Obrigado, José Alvalade.

Henrique M. L. Salgado
Sócio Sporting Clube de Portugal
Assinante “Jornal Sporting”
Sócio “Leões de Portugal”
Elemento da Mesa da Assembleia-Geral dos Núcleos: Concelho de Mafra, Vila da Carapinheira e Vendas Novas

Obrigado ao Pedro Hélder Maia; impossível fazer isto sem a ajuda de http://www.sportingcanal.com/

4 comentários:

  1. O SPORTING É MUITO GRANDE!!! A nossa força é brutal...apesar de seguir mais atentamente o futebol, futsal e andebol tento sempre acompanhar tudo do Sporting,
    Ps:este ano o futsal promete...espero que no fim deste ano de acrescentem mais linhas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro ILLUMINATOR

      Este historial, somente das conquistas europeias, devem deixar orgulhosos todos os sportinguistas. Pena é que os grandes responsáveis por estes números (atletismo e hóquei) estejam longe destes tempos áureos. No entanto, quero acreditar que possamos voltar a viver tempos de glória europeia, mas para que tal aconteça é imperativo começar a vencer as competições internas. Para isso é preciso tempo, dinheiro...muito trabalho e paciência. SL

      Eliminar
    2. Notável e brilhante artigo sobre as 22 conquistas europeias do nosso querido Sporting. Grande memória e rigor histórico e enormes conhecimentos do fantástico palmarés leonino! Adorei recordar estes momentos históricos e memoráveis que fizeram e fazem do Sporting a maior potência desportiva nacional e o 3º maior clube da Europa! Muitos parabéns ao autor deste magnífico texto, o grande sportinguista e grande conhecedor da rica história do nosso Sporting, Henrique Salgado, de quem tenho o enorme privilégio de ser amigo e de ele me ter como amigo seu. Abraço e saudações leoninas! Alexandre Ribeiro.

      Eliminar
    3. Caro Alexandre

      O artigo está, de facto, com um rigor notável.
      Como digo na apresentação, apesar do Sporting ser reconhecido pelo seu ecletismo, muitos dos nossos adeptos morrem de amores só pelo futebol.
      No entanto, tantos outros vivem com muita intensidade as modalidades, e o Henrique é um dos maiores, nesta vertente.
      Eu também sigo com enorme atenção e interesse tudo o que diga respeito ao clube e, das 22 conquistas, pude seguir com entusiasmo as últimas 21....mas seria incapaz de recordar mais que apontamentos, se exceptuar as mais recentes.
      Só a célebre Taça das Taças é que não me permite fazer o pleno, mas a data de nascimento não deixou que celebrasse essa vitória.

      Obg pelo comentário e um abç.

      SL

      Eliminar