quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Grande Bundeiro

A injustiça tomou conta do futebol português.
Duarte Gomes, que realizou uma "EXCELENTE ARBITRAGEM" no último benfica-Sporting, de acordo com as opiniões de Jorge Jejuns, Pedro Proença, Carlos Esteves, e mais uma mão cheia de opinion makers, levou com a nota 2,4 (de o a 5) no entrecosto.
No meu modesto entender, se o juíz falhou num par de ocasiões, em perto de 150 decisões que teve de tomar, deveria ter tido uma nota de 4,93.
Para este número, perto da nota máxima, baseei-me numa regra de 3/simples.
Se 150 está para 5...148 está para X.
Simples.
Pior que Duarte Gomes, esta época, só mesmo Bruno Esteves no Guimarães-benfica.

O quê, o benfica outra vez a estragar a nota aos coitados?



Entretanto, a capa do jornal Roscoff destaca, em letras garrafais, a valorização de alguns jogadores leoninos, tendo em conta o bom arranque de época.
William Carvalho passa de um valor de 0 a 10 milhões de euros, Montero valoriza de 3 para 10, Adrien de 0 para 5 e Jefferson passa de 0,5 para 5 milhões de euros.
Por um lado, fiquei triste por termos jogadores que valiam zero, a acreditar naquele gráfico.




























Claro está que, como aquela gente do Roscoff de vez em quando comete uns pequenos deslizes, poderiam estar a referir-se ao valor de aquisição, versus valor de mercado actual.
É que chamarem-lhe cotação, fiquei com a ideia de que, antes, não valiam nada.
Fico por outro lado satisfeito que quatro das nossas jóias já valham quase tanto quanto um suplente do benfica.
Sim, porque com estes 20 milhões, não daria para comprar um Olá João, ou um Djurmerdic.

Entretanto, o título do campeonato brasileiro foi entregue.
De acordo com o Roscoff, Luisão...jogador encarnado, ficou radiante com o título do Cuzeiro.




Sabemos que, naquelas paragens, abundância significa ter a bunda grande.
Melhor ainda é haver um clube, de acordo com o Roscoff, que açambarca todos os adeptos de bunda grande.
Até se poderia chamar Bundeiro, lá...no Belo Horizonte.

6 comentários:

  1. O luisão depois de ter perdido a eusébio cup com aquele colosso que nem me lembro o nome...já conseguiu festejar o título!!! Parabéns!!!
    A capa do record é manhosa... Mas é a realidade para eles (comunicação social) a nossa equipa não valia nada!Lembro-me de depois de uma vitória na pré-época (real sociedade ou fiorentina) e um comentador perguntar ao outro se o Sporting tinha equipa para voltar às competições europeias!!! É bom ver que os nossos jogadores já não valem 0!

    ResponderEliminar
  2. Sim, é bom saber que os nossos já valem mais que uns trocados mas, dado que são as classificações e a qualidade de jogo que valorizam os jogadores, continua a ser alvitante reparar que os jornalecos mantêm a cotação dos excedentários do benfica em alta, enquanto lançam estes números para os nossos jogadores.
    Das duas uma.
    Ou este é o valor real de mercado, e andam há anos a sobrevalorizar os activos do benfica, ou estão a desvalorizar os nossos, que estão (mesmo que seja temporariamente) à frente do rival, e têm feito jogos com mt mais qualidade.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Apenas para referir que as notas do árbitros não são medidos de 0 a 5 como na escola C+S. Acima de 4 só tiram se fizerem uma arbitragem sem erros num jogo considerado difícil (na prática ninguém tira) e abaixo de 2 só com falhas técnicas (do tipo expulsar um jogador ao primeiro amarelo ou algo do género), o que também acontece muito raramente. Normalmente considera-se a nota 2,4 o limiar de uma horrível arbitragem, sendo que um jogo 'normal' anda entre os 3,1 e os 3,5.

    Posto isto dá para perceberem o quão 'Excelente Arbitragem' tivemos no clássico na óptica do observador que deu ao Duarte Gomes 'magníficos' 2,6. Um colega meu que arbitra no Campeonato Nacional de Séniores já levou uma ripada dessas este ano e estava a ver que se atirava ao Mondego.

    A título de curiosidade, e já que referi tudo isto, a primeira nota (sim porque conseguimos 'anulá-la') que o Capela teve no derby da Luz da época passada foram 3,6. Relembro que uma arbitragem 'normal' costuma ir dos 3,1 aos 3,5...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Jorge

      É com profundo desânimo que constato que dispendi horas e horas em frente à calculadora, a calcular a nota de Duarte Gomes baseada na regra de 3 simples, para ficar a saber que o trabalho foi em vão.
      Agora começo a perceber a dificuldade que aquela gente pode enfrentar ao atribuir notas, com base em critérios dúbios e pouco claros.

      Um abç

      SL

      Eliminar
  4. Será que o "0" não seria custo de aquisição? Será que Adrien e o Carvalho por serem da formação não custaram 0??? O preço do jeferson e do montero não é o que esta ai??? Falta também o do mauricio que em breve vai valer mais ao que pago por jogador da 2ªB brasileira....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É também essa a interpretação que faço do gráfico mas, como sabemos que acontece neste pasquim, muitas vezes a bota não bate com a perdigota.

      SL

      Eliminar