terça-feira, 12 de novembro de 2013

Os burros e os homens

Tal como já referi, o dérbi Sporting-benfica é o jogo que move mais paixões, mesmo que os clássicos porto-benfica sejam, nos últimos anos, os jogos das grandes decisões.
Por isso, é normal que esses jogos tenham direito a vários prolongamentos.
No entanto, o equilíbrio que se verificou em campo ganha uma desproporção em várias vertentes.
Primeiro foi o árbitro, Duarte Gomes, que desequilibrou o jogo.
Mas, apesar dos dois penáltis a favorecer o Sporting que ficaram por marcar, foram várias as vozes que se levantaram, defendendo o indefensável.
O insuspeito Jorge Jejuns abriu as hostilidades, dizendo que “Duarte Gomes fez excelente arbitragem”.
Já nem seria necessária auscultar mais nenhuma opinião, depois de ouvir tão sábias palavras, saídas precisamente pelo mesmo esgoto do pensamento que há uns meses saiu o “limpinho, limpinho”.
Mas...não vão as pífias mentes desconfiar de tão ímpia figura, veio agora o imparcial Pedro Proença dizer “Duarte Gomes fez excelente arbitragem”.
Bem, se P.P. o diz, já começo a ficar convencido, mas ainda mais graças à sua justificação, se já não bastasse ter um percurso imaculado nos jogos em que dirigiu o Sporting:
“Teve de tomar perto de 150 decisões naquele jogo e se errou numa ou noutra não é isso que fará uma arbitragem negativa”.
Se bem me recordo, começou logo por acertar no apito inicial. Foi no tom e intensidade perfeitos.
Já só faltam 149.
Mas, agora que começo a pensar de modo mais racional, estou em crer que essas 149 serão suficientes para apagar os dois penaltis rapinados ao Sporting…porque esta análise deve ser em função da quantidade e não da gravidade dos erros.
Poderei então dizer, em linguagem automobilística, que o piloto Duarte Gomes fez uma prova excelente, fazendo na perfeição 148 curvas do circuito, mesmo que tenha falhado as duas últimas curvas e tenha espatifado o carro que conduzia?
Parece que sim, é deste modo que funciona.
O pior é que abalroou o carro que se preparava para vencer a corrida, deixando caminho aberto para o que vinha atrás.
Nem sequer me devia dar ao trabalho de referir que ainda teve mais uns erros de trajectória, sempre prejudicando o mesmo carro, mas o que fica para a história é mesmo o despiste final.

Mas também a classe veio defender o Gomes, através de Carlos Esteves, presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa e antigo líder do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.
Ui, com este currículo, já estou completamente rendido à sua idoneidade.
Disse o sujeito: “Duarte Gomes para a jarra? Não queria falar no Rui Patrício, que teve um azar como qualquer um pode ter. Muito honestamente não vejo razão para o Sporting vir com este disparate todo”.
Lá está. Não podemos pensar só com metade dos neurónios disponíveis.
É só raciocinar um pouco e admitir que, como Patrício teve aquela infelicidade, Duarte Gomes já está no seu direito de falhar em dois momentos cruciais.
De qualquer modo, parece-me que o árbitro está a ganhar por 2-1 a Patrício, dando de barato um fora-de-jogo quase impossível de ser sancionado, tal como aconteceu com Montero.

“Querem crucificar Duarte Gomes”, terá dito Carlos Esteves, mas dado que Jesus foi rápido a dispensar a cruz que lhe estava reservada, caso tivesse perdido o dérbi, imediatamente quiseram arranjar-lhe um arrendatário.

Mas a alusão de Carlos Esteves a Patrício, o tal (ir)responsável da arbitragem, teve eco no comunicado do benfica, pela voz de Querido Manha, director do jornal record.
Como não bastassem os canais oficiais do clube encarnado, ainda dispõe de maior visibilidade para deturpar os acontecimentos, através de um meio de comunicação supostamente independente.
Assim, o querido veio branquear qualquer erro arbitral, atacando de forma despudorada o guarda-redes do Sporting e da Selecção Nacional que, como se sabe, tem um teste de fogo dentro de poucos dias, no play-off de apuramento para o Campeonato do Mundo.
Depois de Patrício ter sido alvo de uma manobra de desestabilização emocional concertada, na sua visita ao Estádio do Ladrão, agora é o benfica, através de um editorial completamente descabido, mandar às malvas os interesses nacionais em prol do interesse do quintal.
Querido dá exemplos de guarda-redes que ficaram marcados para a eternidade por erros que considera iconográficos, enquanto considera que os dos árbitros são banais.
Para não exemplificar com jogos do Sporting, perguntaria se Querido Manha acha o erro de Marc Batta, que expulsou Rui Costa numa substituição e impediu Portugal de estar presente no Mundial 98, iconográfico ou banal.
Pela linha de raciocínio do mandarete, se é que ela existe, este terá sido um erro banal.
Também poderia dar imensos exemplos de guarda-redes de topo com frangos do tamanho de Querido Manha, ou seja, do tamanho de um pedregulho, sem que isso lhes tenha marcado a carreira e tenham deixado de ser considerados os melhores do seu tempo.
No entanto, como algumas opiniões mudam conforme o vento que sopra, temos que dar um pouco de desconto aos cata-ventos.

Com esta pérola do director do record, o comunicado oficial do benfica acaba por perder todo o interesse.


16 comentários:

  1. Acho que, iconograficamente, lhe poderemos chamar João Querido Idiota... Enfim, como diz o povo, as opiniões são como o olho-do-c-, todos os idiotas têm uma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, caro Lanterna. O povo é sábio.
      Só que um director de jornal devia ter mais cuidado com as suas opiniões, ou temperar o seu fervor clubístico.
      O ataque cerrado que faz a Rui Patrício é muito mais que uma mera opinião.

      SL e obg pelo comentário

      Eliminar
  2. O articulista ao fazer aquela rábula do Costa Pereira insinuando que o Rui Patrício nunca será nada de especial por causa deste frango esquece que outros grandes guarda-redes também deram frangos.

    É uma tentativa clara de desmoralizar Rui Patrício.

    http://www.youtube.com/watch?v=Fk-TRewbCZg

    http://www.youtube.com/watch?v=TZFUw-4x_EI

    http://www.youtube.com/watch?v=VSLYkWJ0QUA

    JRamos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JRamos

      Obrigado pels exemplos apresentados e que, sabemos, se repetem quase a cada fim-de-semana, com guarda-redes de créditos firmados.

      SL

      Eliminar
  3. Coitado o homem vive traumatizado desde que nasceu. Chama-se QUERIDO???!!!!! Porra isso não se faz....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para a família ...e para a família benfiquista, continua a ser um querido. Defende o clube como ninguém, com palas nos olhos!!

      Eliminar
  4. O texto normal de uma figura intelectualmente desonesta, adepto de um clube que também o é e faz gáudio disso.

    Ou já se esqueceram que o benfica (com letra minuscula) glorifica a sua passagem à final da taça dos campeões com um golo com a mão de Vata. Ou seja desde que beneficie o benfica os arbitros podem erra, agora se é ao contrário, aqui del rey vamos para o Ministério da Administração Interna com um DVD.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro GL

      Esse momento de glória tão oportunamente recordado quase que pode ser trucidado pelos atentados à verdade desportiva que acontecem todos os anos.
      Neste país onde tudo parece valer para se alcançar sucesso, só se irá recordar a final europeia alcançada, como daqui por uns anos se terá branqueado a final da Taça da Cerveja ganha pelo Lucílio.
      Aí, uma vez mais, os erros foram banais, mas não me consigo recordar de nenhum erro iconográfico de algum jogador do Sporting.
      Devo ter estado distraído.

      SL

      Eliminar
  5. Bom dia. Vou partilhar este excelente texto no meu facebook porque merece ser partilhado para muitos aziados o lerem. Só não vê quem não tem olhos na cara, o que parece se o caso deste jornaleiro. Sim chamo lhe jornaleiro porque nem categoria tem para ser chamado de jornalista... Este homem deve ter um trauma qualquer, que ainda não me dei conta qual é, mas suspeito que deve ter sido fortemente violado por algum sportinguista, daí o seu enorme ódio ao nosso Sporting. Saudações Leoninas e viva o nosso grande Sporting Clube de Portugal.

    Francisco Francês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro FF

      Obrigado pela partilha, mesmo que seja para ser lido por seres que se recusam a enfrentar a realidade.
      Para esses, suportados pelas opiniões tendenciosas de meia dúzia de mentecaptos...o jogo passará para a galeria das grandes vitórias benfiquistas, e os pormenores mais sórdidos serão apagados da memória colectiva.

      Obg pelo comentário

      SL

      Eliminar
  6. Parabéns pelo post! O homem é uma vergonha para a classe dos jornalistas e para o cargo que ocupa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O homem, com a sucessão de ataques despudorados ao nosso clube, já nos começa a esgotar os adjectivos.

      Uma vez mais obg pelo comentário.

      SL

      Eliminar
  7. É um lampião doente que nunca disfarçou a sua clubite. Como é que uma criatura destas é director de um jornal, mesmo desportivo? Não compro nem comprarei o record e o c da manha. Comigo não ganham um tostão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quem diga que boicotar a compra desses jornais não adianta.
      Não adianta se formos 1, 5...50 ou 100.
      No entanto, se esta estratégia ganhar um volume considerável, irá começar a fazer mossa onde lhes dói mais.
      No bolso.
      Pela minha parte, são já alguns anos sem comprar nenhum deles.
      Limito-me a consultar a internet e uma ou outra vez algum que esteja perdido num café.

      Seria interessante que muitos mais se conscencializassem que estão a alimentar quem nos tem como inimigo.

      SL

      Eliminar
  8. se a fpf (filhos da puta fodidos) cumprisse os regulamentos da fifa e da uefa, a que está vinculada, teria que dar a vitória ao Sporting por 0-3, 1º o benfica jogou com 12 e só são permitidos 11 jogadores por cada equipa, 2º o benfica não inscreveu na fpf o jogador duarte gomes, pelo que o mesmo estava impedido de alinhar na partida :)
    e Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  9. E o benfica devia ser multado por se ter esquecido de ampliar a zona delimitada para o treinador da casa, até à linha final.

    ;)

    SL

    ResponderEliminar