quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Patrocinar o rival

Neste espaço nunca faço copy/paste, pois prefiro a originalidade.
Pontualmente, posso fazer referência a este ou aquele artigo, mas hoje vou copiar (quase) na íntegra uma publicação com a qual tropecei.

Não é meu tímbre visitar páginas de outros clubes, mas numa busca reparei num título com o qual me identificava...e quando dei por mim estava embrenhado em terreno pantanoso.
Cometido o pecado de entrar onde não devia, comecei a ler...e revi-me em todo o texto, se excluir o interveniente principal.
Por isso fiz uns pequenos ajustes, sem que o sentido do texto seja minimamente beliscado.
Nem me dei ao trabalho de pesquisar se o valor em causa é o correcto, porque mais euro menos euro, a questão de fundo mantém-se.
Estas linhas são escritas por um adepto de um clube do Norte, com o qual o Sporting e os sportinguistas não se identificam, por motivos sobejamente conhecidos.
Já abordei este tema de modo soft mas continua tristemente actual.

Pensava é que este assunto era exclusivo de alguns adeptos e Núcleos sportinguistas.

 
"Mesmo não estando listado para publicar um texto esta semana, decidi tomar a iniciativa visto que há um assunto que me anda a tirar o sono há uns meses.
Chamando os bois pelos nomes, falo daqueles sportinguistas portistas que subscrevem um certo canal de televisão com o argumento de ver os jogos da Premier League… Perante tal nojeira, decidi-me a discorrer sobre o tema.

Já me aconteceu não uma, não duas, não três. Várias vezes. Demasiadas vezes. Em conversa com amigos sportinguistas portistas lá vem a novidade que menos queria ouvir: 

“Subscrevi a *#!?%!&* TV. Teve que ser. Não resisti, adoro a Premier League”. 

A desculpa varia de pessoa para pessoa e de mês para mês. Umas vezes é o Boxing Day, outras é o Man United vs Chelsea, outras é o derby de Manchester, outras é o Falcao, outras é o Mourinho.
A verdade é só uma: são mais 9€ que vão parar à conta desse clube. Depois, esses mesmos sportinguistas portistas, são aqueles que criticam alto e bom som a sua Direcção quando o rival tem mais e melhores jogadores. “Porque eles têm banco e nós não temos”. “Porque eles investem em jogadores feitos e nós só vamos buscar jovens promessas”. “Não percebo o que é que a SAD faz ao dinheiro das transferências”. “O Presidente anda a dormir, já não é o que era”. Bla Bla Bla, etc e tal, pardais ao ninho.
Resumindo e concluindo: fazem como Pilatos e lavam daí as suas mãos. Não é nada com eles, tirando o facto de depositarem directamente dinheiro na conta do clube rival, numa espécie de Operação Coração 2.0, mas desta feita financiada também pelos próprios adeptos do Sporting porto.
Já tentei perceber o porquê desta atitude. Mas sinceramente ultrapassa-me. Eu gosto muito de futebol, adoro futebol, respiro futebol. Mas antes disso, antes do desporto, antes dos remates do Rooney, das fintas do Yaya Touré e das cabeçadas do Diego Costa, está o Sporting porto.
Sou suspeito, é verdade, nunca tive clube “lá fora”, como é comum a muita gente. Essa moda sempre me pareceu ridícula e enfadonha, desde os tempos em que me lembro de ver um cineasta deste país, um qualquer coisa Vasconcelos, intitulado líder dos notáveis do seu clube, prestes apanhar um voo com destino a Barcelona – ainda lá jogava o Ronaldo Fenómeno – argumentando que o futebol português estava podre e que agora o seu clube era o Barcelona. Era criança nessa altura, o Sr. Vasconcelos já teria idade para ter juízo, mas lembro-me de achar aquilo de um ridículo atroz e de chegar a sentir pena daquela pobre gente.

Ora, eu nunca tive clube além-fronteiras nem sei o que isso é. Ser do Sporting porto não se compactua com outros clubes ou cores. Nunca venerei o Barcelona do Guardiola, sempre achei aquele futebol de toca para o lado e para trás chato e cansativo, sem piada nenhuma. O Real Madrid é para mim o clube do império de nuestros hermanos e por isso também no me gusta. O Manchester tem uma cor horrível, Liverpool idem, o Chelsea é novo-rico, o PSG é um clube para lavar dinheiro e o Bayern é do campeonato alemão, que não me deslumbra. Não quero saber se ganha o CR ou se ganha o Messi. Tanto me faz se o Mourinho ganha ou perde campeonatos. Eu quero é que o Sporting porto ganhe, isso sim.
Por isso, caro " sportinguista portista", se estás aí desse lado e já cedeste à tentação de pegar no comando e subscrever esse canal, então lê mesmo com atenção pois este texto é para ti: cada mês que pagares essa porcaria ESTÁS A DAR DINHEIRO ao nosso inimigo. ESTÁS A FINANCIÁ-LO. Estás a dar-lhes melhores jogadores, estás a dar-lhes mais poder na comunicação social, estás a FALSEAR o campeonato nacional.
Por isso, faz-me lá um favor: poupa esses 9€ mensais e, em vez de te deixares amolecer no sofá Domingo à tarde a ver a Liga Inglesa, vai correr para o Parque da Cidade, vai subir à Torre dos Clérigos, vai passear com a tua mulher, faz uma surpresa à tua namorada, vai visitar um museu, vai à praia, mete-te nas danças de salão, no yoga, no surf, no xadrez ou nos bonsais. Mas sai de casa, faz alguma coisa, pois tudo é melhor que ficar em casa e dar dinheiro ao rival.
Julgo que não preciso de te chamar a atenção para os 5 penalties que já ficaram por marcar sobre jogadores do Sporting porto esta época. Nem preciso de te dizer que tu tens que ir a Arouca, mas que eles levam o Arouca a Aveiro. Nem preciso de te recordar que, certo ano, em vez de irem jogar ao Estoril foram jogar para o Algarve. Nem me vou cansar a dar-te a conhecer os critérios editoriais da sua televisão nem o seu conteúdo programático extra-Premier League. Nem preciso de te dizer que a %#!& TV é uma estratégia desse clube para aumentar o seu poder financeiro e negocial dentro do futebol português. Nem espero ter que te lembrar que eles já transmitem os jogos do Farense e, em breve, vão fazê-lo com muito mais clubes. Nem preciso de te dizer que parte do dinheiro que lhes dás é usado para comprar e pagar salários aos seus craques. Nada que tu certamente não saibas. E uma coisa te posso garantir, meu caro: com eles a Autoridade da Concorrência não se vai meter. E olha que a AdC mete-se em tudo!
Chega de dar tiros nos pés. Chega de financiar o rival. Chega de assobiar o nosso clube. ACORDA Sporting !"

Sem comentários:

Enviar um comentário