quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Sondagens

Na sua crónica semanal numa publicação desportiva, Miguel Sousa Tavares (MST) conseguiu apurar, de modo quase-científico, o número de adeptos de cada um dos clubes “grandes”.

Diz ele que:

“Graças a uma sondagem publicada esta semana pelo DN, O Jogo, TSF e Sport Tv, fiquei a saber quantos são os adeptos dos três grandes.
À pergunta “O FC porto tem sido prejudicado pelas arbitragens?”, 36,5 % dos inquiridos responderam sim.
Como presumo que não mais do que 5% de sportinguistas e benfiquistas responderam sim a esta questão, concluo que há 31% de portistas em Portugal. E como só 15% dos inquiridos julgou “positiva” a actuação do presidente da Liga – e esses só podem mesmo ser sportinguistas – mesmo acrescentando-lhes uns 5% de sportinguistas que não vão em cantigas, chegamos a um total de 20% de adeptos do leão.
Temos assim: 31% de portistas, 20% de sportinguistas e uns 7%, talvez, de outros clubes.
Restam uns 42% de benfiquistas. Parece-me uma estimativa adequada.”
                               
Fiquei estarrecido e preocupado com estes números e com as conclusões que MST deles conseguiu extrair.
A minha única dúvida prende-se com o local onde DN, O Jogo, TSF (do azulinho grupo Controlinveste) e Sport Tv (do azulinho Joaquim Oliveira) realizaram a sondagem.
Terá sido à porta do Estádio do Ladrão…ou já lá dentro?
Terá sido um porta-a-porta na Ribeira ou no Bairro do Aleixo?
Terá eventualmente sido uma consulta telefónica para números começados em 22?

Perante este resultado, o Núcleo da Carapinheira quis tirar a prova dos nove.
Deste modo, à pergunta “Acha credíveis as escutas do Apito Dourado?”, 74 % dos inquiridos responderam sim.
O universo do estudo incidiu em residentes em Portugal, maiores de 18 anos, com telefone fixo no lar ou possuidores de telemóvel e sócios ou amigos do Núcleo da Carapinheira.  
Como presumo que não mais do que 5% de portistas e benfiquistas responderam sim a esta questão, concluo que há 69% de sportinguistas em Portugal. E como só 5% dos inquiridos acha MST coerente – e esses só podem mesmo estar alcoolizados – mesmo acrescentando-lhes uns 2% de portistas que não vão em cantigas, chegamos a um total de 7% de adeptos do dragão.
Temos assim: 69% de sportinguistas 7% de portistas e uns 7%, talvez, de outros clubes.
Restam uns 6 milhões de benfiquistas a residir na Cova da Moura, e mais alguns espalhados pelo país. Parece-me uma estimativa adequada.



Sem comentários:

Enviar um comentário